DIGA NÃO AO PL 257/2016

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CENTRAIS SAEM ÀS RUAS NESTA SEGUNDA (2) EM DEFESA DA CLASSE TRABALHADORA




A CTB e as demais centrais sindicais sairão às ruas, nesta segunda-feira (2), em todo o país, numa série de uma série de manifestações pela revogação das Medidas Provisórias 664 e 665 e também contra o Projeto de Lei 4330, da terceirização. 
As MPS alteram as regras do seguro-desemprego, abono salarial (PIS/Pasep), seguro-defeso (para pescadores), pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. “Essas medidas trazem grandes prejuízos à classe trabalhadora”, expressou o secretário geral da CTB, Wagner Gomes. 

Organizados pelas centrais, os atos desta segunda ocorrerão nas Superintendências Regionais do Trabalho (DRTs) em várias partes do Brasil. Já na semana em que deve ocorrer a votação das medidas na Câmara, os sindicalistas se mobilizarão, no dia 18, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. 

O cetebista informou que março será um mês de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. 

Em São Paulo, a atividade começa às 10 horas na Rua Martins Fontes, 109 – Centro.

Portal CTB 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

VAI COMEÇAR A CAMPANHA SALARIAL 2015 DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA!



A data base da nossa categoria é no dia 1º de abril, mas o sindicato antecipará as mobilizações da Campanha Salarial com o objetivo de possibilitar um grande debate com os servidores acerca da nossa pauta de reivindicações. 

Realizaremos assembleias setoriais para elencarmos os problemas específicos de cada área, além de possibilitar uma maior participação da categoria.

É fundamental que os servidores e servidoras participem das assembleias para que possamos mostrar força e avançar nas conquistas. 

Veja abaixo o calendário das assembleias e participe!

 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PROTESTOS PELO PAÍS COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA, DIA 2 DE MARÇO



As seis maiores centrais sindicais do País organizaram protestos que vão se realizar no próximo dia 2 de março, segunda-feira, em frente às Superintendências Regionais do Ministério do Trabalho, nas principais capitais do País. O movimento foi definido no dia 12 em reunião que discutiu ações contra as Medidas Provisórias 664 e 665 lançadas no fim de 2014 pelo governo federal, que alteram a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas. Antes de entrarem em vigor, as MPs serão apreciadas pelos deputados e senadores no Congresso Nacional.


Para Adilson Araújo, presidente da CTB, o Congresso precisa ouvir o clamor dos trabalhadores brasileiros. “O povo não elegeu um Congresso para lhe trazer prejuízos, pelo contrário, o que se espera do parlamento é que tenha um olhar mais próximo dos anseios e das expectativas da maioria da população, que tem consciência que diante da defasagem histórica precisa avançar numa justa política de valorização do trabalho e dos trabalhadores”, diz ele.


As centrais sindicais voltarão a se reunir com o governo federal na tarde da próxima quarta-feira, 25, em Brasília, para tentar negociar a revogação das MPs. Será a terceira rodada de negociações entre trabalhadores e representantes do governo. Além das centrais sindicais (CTB, CUT, UGT, FS, CSB e NCTS), participam do encontro os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Carlos Gabas (Previdência), Manoel Dias (Trabalho) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência).


Portal CTB

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PELA NAÇÃO, SOBERANIA E EMPREGO, CTB CONVOCA A TODOS PARA IREM ÀS RUAS NO DIA 13 DE MARÇO



Acompanhe e confira o calendário das Lutas de Março. A CTB e as demais centrais sindicais convocam a todos a enfrentar a onda golpista, ocupar as ruas, praças e avenidas de todo o país em defesa da nação, da soberania, da Petrobras e do emprego. E também se posicionar veementemente contra as medidas 664 e 665 que colocam em risco conquistas trabalhistas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros:

02/03 - Manifestação nas Superintendências Regionais do Trabalho em todo o País
03/03 - Reunião da Executiva da Coalização na CBJP, às 10hs, SP
07/03 - Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, às 9hs, rua Tamandaré, 348 - Liberdade
Convocam. MST, MTST, CUT, CTB, Intersindical, UNE, CMP, Marcha Mundial de Mulheres, CONEN, Levante Popular de Juventude, Quem luta educa
Apoio: PT, PCdoB e PSOL
08/03: Dia Internacional de Luta das Mulheres - concentração na avenida Paulista, 10hs
10/03: - Manifestações nos aeroportos (nacional)
10 ou 11/03: Ato dos movimentos sociais
Caminhada até o STF - "Devolve Gilmar"
13/03 - Ato das Centrais Sindicais (nacional)
16 a 19/03- Semana de mobilização no Congresso Nacional - DF
18/03 - Dia de luta no Congresso Nacional - DF
20 a 29/03: Semana de Mobilização e Coleta de Assinaturas
8 e 9/04 - Seminário Nacional da CTB - Desafios e Dilemas da Classe Trabalhadora

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CENTRAIS VÃO AO CONGRESSO POR REVOGAÇÃO DAS MPS 664 E 665


As centrais sindicais vão ao Congresso Nacional nesta terça-feira (10), em Brasília, onde se encontraram com os presidentes do Senado e Câmara, Renan Calheiros (PMDB) e Eduardo Cunha (PMDB), respectivamente. 

O encontro, no início da nova gestão do parlamento, é uma tradicional iniciativa dos representantes da classe trabalhadora que este ano ganha importância diante das Medidas Provisórias 664 e 665 lançadas no fim de 2014 pelo governo federal, que alteram a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas. As MPs serão apreciadas pelos deputados e senadores antes de entrar em vigor. 

Os sindicalistas se reuniram com parlamentares de diferentes partidos, na Câmara dos Deputados. Às 15h30 acontece a reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e às 16 horas o encontro será com Eduardo Cunha, o presidente da Câmara dos Deputados. 

Em entrevista ao Portal Vermelho, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adílson Araújo, destacou que a reunião é um esforço de levar uma mensagem unitária das centrais. “Será importante construir um diálogo com o Congresso Nacional no sentido de esclarecer os prejuízos que serão causados aos trabalhadores caso as medidas sejam sacramentadas”, salientou o sindicalista.

Eco do Congresso
Para Adílson, o Congresso precisa ouvir o clamor dos trabalhadores brasileiros. “O povo não elegeu um Congresso para lhe trazer prejuízos, pelo contrário, o que se espera do parlamento é que tenha um olhar mais próximo dos anseios e das expectativas da maioria da população, que tem consciência que diante da defasagem histórica precisa avançar numa justa política de valorização do trabalho e dos trabalhadores”, enfatizou. 

“Os trabalhadores tem encontrado eco na representação do Congresso e será importante deixar bem claro que a nossa luta é para que não haja nenhum retrocesso”, pontuou o representante da central, que acredita que as medidas serão revogadas. “Nossa posição é para que sejam revertidas as medidas, principalmente com relação ao seguro-desemprego. A manutenção das medidas provocará um prejuízo para mais de 60% de trabalhadores, segundo estimativas, que passarão a não ter mais acesso ao benefício. Num ambiente que sinaliza retração e redução de postos de trabalho, evidentemente que o acesso desses trabalhadores será menor. Vai se tornar mais distante a possibilidade de ter acesso ao benefício que é, muitas vezes, o único meio de sobrevivência do trabalhador”.
Lideranças de diversos partidos já manifestaram apoio ao pleito das centrais. A bancada do PCdoB foi uma das primeiras e informar que o partido não concorda que medidas que retire direitos. 

“O PCdoB não concordará com a retirada de nenhum direito social. Dentro dessas medidas, algumas são absorvíveis. Mas tem uma que não tem como mexer em razão da crise de rotatividade do mundo do trabalho, que é a ampliação do prazo de acesso ao seguro-desemprego. Com essa nós não concordamos e vamos atuar para retirar da medida provisória a alteração do seguro-desemprego”, enfatizou a deputada federal Jandira Feghali (RJ), líder da bancada do PCdoB. 

“Não podemos brigar com nossas bases, estamos em conflito com a CUT e as centrais sindicais. Precisamos equilibrar para que os mais ricos paguem essa conta”, disse o senador Lindbergh Farias (PT).

Fonte: Portal Vermelho

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ASSINE O PROJETO DE LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA

A campanha Para Expressar a Liberdade lançou um  formulário online de apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, conhecido como Lei da Mídia Democrática. A ferramenta estará disponível no site www.paraexpressaraliberdade.org.br  e faz parte do conjunto de estratégias para ampliar a visibilidade da proposta e promover a discussão sobre a necessidade de democratizar a comunicação social no Brasil.
Lançado no primeiro semestre de 2013, por dezenas de entidades da sociedade civil e do movimento social, a proposta precisa da adesão de 1% do eleitorado nacional para ser protocolizado na Câmara dos Deputados e poder seguir o trâmite normal até virar lei.
O projeto regulamenta os Arts. 5, 21, 220, 221, 222 e 223 da Constituição Federal. Entre os principais dispositivos estão a criação do Conselho Nacional de Comunicação e do Fundo Nacional de Comunicação Pública, veto à propriedade de emissoras de rádio e TV por políticos, proibição do aluguel de espaços da grade de programação e a definição de regras para impedir a formação de monopólio e a propriedade cruzada dos meios de comunicação, entre outros pontos.
Desde seu lançamento, a proposta vem recebendo apoio por meio de formulário físico (cerca de cem mil pessoas já assinaram). A plataforma de assinatura online segue o modelo estipulado pelo Regimento Interno da Câmara dos Deputados (mesmos campos) e ficará disponível indefinidamente.