DIGA NÃO AO PL 257/2016

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CTB apoia luta dos servidores públicos



Em mobilização realizada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (28), Dia do Servidor Público, os movimentos sindicais e associações representativas de várias carreiras do serviço público defenderam a retomada das votações pelo plenário da Casa, especialmente das matérias que corrigem distorções praticadas contra servidores, aposentados e pensionistas.

Entre as matérias urgentes de deliberação estão a PEC 555/2006, que extingue a cobrança da contribuição previdenciária de servidores aposentados e dos pensionistas; a PEC 170, que garante aposentadoria integral ao servidor que se aposentar por invalidez; a PEC 339/09, que assegura adicional noturno aos policiais e bombeiros; e o PL 4434/2008, que corrige o valor das aposentadorias do INSS. Para João Paulo Ribeiro, secretário do Serviço Público da CTB, os servidores fizeram sua parte ao marcar presença na retomada dos trabalhos legislativos. “Somos insistentes, persistentes e resistentes na luta em defesa dos servidores públicos”, ressaltou.


A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) acredita que a presença permanente dos servidores na Câmara é fundamental para garantir conquistas. “Apesar de não terem sido votadas, as PECs estiveram constantemente nos debates da Casa e isso tem um significado importante”, disse, referindo-se à pressão exercida pelos servidores. Ela destacou ainda que algumas matérias podem ter votação favorável neste fim de legislatura, já que os deputados que deixam seus cargos se sentem mais livres para votar sem precisar cumprir compromissos partidários.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) também avaliou que é hora de aumentar a pressão democrática, principalmente sobre o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que deixa a Casa, para que projetos sejam votados e aprovados. “Os governos passam; os servidores ficam. Vocês são a essência do Estado”, ressaltou. O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) também defendeu a luta dos servidores durante a mobilização.
Fonte: Portal CTB

terça-feira, 28 de outubro de 2014

SOBRE O TICKET ALIMENTAÇÃO

Após diversas cobranças do Sindserv acerca do ticket alimentação, a prefeitura se manifestou através da Secretaria de Administração em documento assinado pelo secretário interino da pasta, senhor Oton Souza de Matos. No ofício, ele informa que a licitação para Ticket Alimentação que beneficia os servidores efetivos será realizada no dia 03 de novembro, mas que, afim  de cumprir o acordo firmado com o Sindserv durante a campanha salarial, será colocado exclusivamente na folha de pagamento de outubro/2014 o valor adicional de R$ 50,00 para os servidores efetivos.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita com 54,5 milhões de votos


O Tribunal Superior Eleitoral acaba de divulgar o resultado das Eleições Presidenciais brasileiras de 2014: com 54,5 milhões de votos, 51,64% de todos os válidos, a presidenta e candidata a reeleição Dilma Rousseff está reeleita para o mandato 2015-2018. A votação foi a mais apertada da história do Brasil desde a redemocratização, com o candidato Aécio Neves chegando a 48,36% dos votos válidos, 51,03 milhões no total.

As duas grandes surpresas da disputa ficaram para os estados de Minas Gerais e Pernambuco, em que Aécio Neves sofreu uma derrota inesperada: 52,4% a 47,6% em Minas, bem diferente do primeiro turno, e 70,2% a 29,8% no estado natal de Eduardo Campos. De resto, a votação no Brasil foi bastante encerrada no previsível: o Nordeste e o Norte do país concederam mais de 70% dos votos para Dilma, enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram vitórias de Aécio. Nessa figura, Minas Gerais tombou a balança para o lado dos trabalhadores.

A derrota do PSDB em Minas Gerais vem carregada de uma dupla simbologia. Não apenas houve a virada do primeiro para o segundo turno, ela aconteceu numa arena em que simbolicamente Aécio se apoiou durante toda a sua campanha. O mote “Quem Conhece Aécio Não Vota Jamais”, no final, foi decisivo para a conclusão.

A tendência de altas taxas de abstenções e anulações de votos se confirmou neste segundo turno, com ausência ainda mais pronunciada dos eleitores em todo o país. 30.122.901 (21,10%) de eleitores aptos não compareceram às urnas, 1.921.670 (1,71%) deixaram a urna em branco e 5.219.165 (4,63%) anularam a escolha. No total, 142.791.222 (99,98%) dos votos foram apurados até a noite do domingo.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, acompanhou o processo de apuração e julgou o resultado "uma vitória importante", após o anúncio da vitória numérica de Dilma Rousseff.

Discurso de vitória

“Meus queridos, meus amigos e minhas amigas, chegamos ao final de uma disputa eleitoral que mobilizou intensamente todas as forças do nosso país. Como vencedora dessas eleições históricas, eu tenho simultaneamente palavras de agradecimento e conclamação”, disse a presidenta reeleita Dilma Rousseff ao início de seu discurso vitorioso. Ela agradeceu a Michel Temer, seu “amigo e companheiro de todas as horas”, e ao presidente Lula, “militante número um das causas do povo do Brasil”.

“Conclamo sem excessão todas as brasileiras e todos os brasileiros a nos unirmos em favor de nossa pátria e nosso povo. Não acredito, do fundo do meu coração, que essas eleições tenham dividido o país ao meio. Entendo que ela tenha mobilizado ideias e visões às vezes contraditórias, mas elas contribuíram para a discussão do futuro do país”, continuou, em um tom de união. “Esta presidenta aqui está disposta ao diálogo, e é este o meu primeiro compromisso nesse segundo mandato: o diálogo”, declarou.

A presidenta reconheceu sua reeleição como um “voto de esperança” em um projeto a ser melhorado, e declarou suas três principais causas para os próximos quatro anos: a primeira e mais importante será a Reforma Política, a ser reforçado via plebescito popular; a segunda será o combate à corrupção via legislação mais dura; e a terceira será um impulso renovado à atividade econômica, com especial atenção ao setor industrial. A presidenta destacou que a continuidade da expansão do emprego e a luta por maiores salários será pauta constante, como tem sido.

Em meio a uma militância exultante, Dilma teve dificuldade de conter as manifestações de apreço. “Mais que nunca, é hora de todos nós acreditarmos no Brasil”, concluiu.

Fonte: Portal CTB

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

HBLÉM INFORMA SOBRE ANDAMENTO DE ACORDOS

No dia 13 de outubro a FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna) encaminhou documento ao Sindserv informando sobre o andamento dos compromissos firmados em reunião de negociação. O ofício, assinado pelo diretor presidente da fase, Paula Bicalho, e pelo diretor administrativo financeiro Wellington Rodrigues, aborda sobre ticket alimentação, vale-transporte intermunicipal, PCCR e empréstimo consignado.

Ticket Alimentação – foi finalizado processo licitatório para tal, porém com atraso; E, assim esperamos que para o próximo mês já tenhamos os tickets para distribuição conforme acordado. Para não haver prejuízo aos servidores contemplados, acertamos com o Setor Pessoal do HBLÉM e Assessoria Jurídica de se fazer para a próxima folha de pagamento, uma extra especificamente com o valor expresso de R$ 100,00, fazendo jus aos dois primeiros tickets para cada servidor.
Vale Transporte – resolvido com o contrato com a empresa Rota.

PCCS – Apesar do esforço do grupo de trabalho, inclusive com participação de outros profissionais colaborando nas informações pertinentes ao PCCS do HBLÉM, não foi possível finalizar na data pactuada (30/09). Estamos acompanhando, tão logo possamos fazer a apresentação do mesmo, nos comunicaremos.


Empréstimo Consignado - Não houve retorno dos bancos do Brasil e o Santander apesar da solicitação, pois quando dos empréstimos consignado do passado não foram repassados pelo HBLÉM ao banco que cominou na suspenção contratual. Estamos empenhados na resolução de tal fato.


TIRE SUAS DÚVIDAS


terça-feira, 21 de outubro de 2014

O GOVERNO DILMA E AS MULHERES


A importância das eleições presidenciais requer de todos, esforços redobrados, sobretudo das mulheres brasileiras, que desde 2002 com a eleição do presidente Lula, tem visto abrir-se nova  perspectiva virtuosa, no que se refere à aplicação de  políticas públicas capazes de balançar a violenta e aniquiladora discriminação que nos recai historicamente, dificultando nosso protagonismo na sociedade.

O enfrentamento mais firme se deu a partir do ineditismo de eleger uma presidenta. Foram na continuidade de um governo progressista e sensível às causas das mulheres, que foram estabelecidas prioridades nas políticas sociais, que, efetivamente contribuem para a busca da autonomia e o empoderamento feminino. Nesse sentido podemos elencar politicas consequentes que tiveram como foco a mulher, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, financiamentos para o fortalecimento da agricultura familiar, dentre outros.

Além disso, está na ordem do dia um plano de políticas e serviços exclusivos para as mulheres. Contamos ainda com a Lei Maria da Penha, que se tornou um instrumento importante de combate à violência doméstica e a aprovação da lei que garante vários direitos às trabalhadoras domésticas.


Por tudo isso e muito mais que devemos refletir racionalmente sobre a encruzilhada politica vivida hoje no Brasil. Estamos diante de dois projetos. Um representa o conservadorismo, o retrocesso, o fortalecimento das oligarquias, e, sem exagero, o chicote em punho para a classe trabalhadora. O outro, um projeto social que contempla o conjunto da sociedade nos mais diversos aspectos e diversidades, e representa o desenvolvimento e a distribuição de renda.

Bem verdade que precisamos avançar e aprofundar nas mudanças, mas é inegável que nos governos Lula e Dilma desabrocharam politicas publicas direcionadas à promoção e defesa dos direitos das mulheres, bem como estímulos ao desenvolvimento igualitário na sociedade.

É pela continuidade e aprofundamento das mudanças, que positivamente nos atingiram, que devemos fortalecer o projeto social virtuoso em curso. Logo, as mulheres tem um papel importante no cenário politico atual, cuja tarefa principal é travar o debate e fortalecer a batalha para derrotar o inimigo feroz e raivoso que ronda o povo brasileiro.

Wilmaci Oliveira
Presidente do Sindserv-Itabuna-Ba

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: Momento decisivo para a classe trabalhadora brasileira


Por Rodrigo Cardoso*

No segundo turno das eleições presidenciais disputam dois projetos distintos de país.
­De um lado, em torno da presidenta Dilma, reúnem—se forças progressistas no âmbito popular, social, acadêmico trabalhista e cultural, defendendo 12 anos de governos que vem mudando de forma lenta, mas contínua, a face do Brasil, com programas sociais e econômicos que promoveram a ascensão social de mais de 50 milhões de pessoas.

De outro, reúne—se o que há de mais atrasado na política brasileira, animados pela possibilidade de interromper o ciclo progressista e voltarem a implementar o neoliberalismo radical, com suas políticas privatistas, de redução de investimentos sociais e arrocho salarial traduzidos no “ajuste fiscal”, preconizado já em vários momentos pelo candidato Aécio e seu pretenso ministro da economia, Armínio Fraga, presidente do Banco Central no governo FHC, de triste memória para os trabalhadores.

Alguns setores, iludidos por um discurso fácil de mudança, nem se questionam que tipo de mudanças estão sendo oferecidas pelos tucanos. Ajuda a construir esse clima a atitude da grande mídia que amplifica denúncias sem provas contra um partido, enquanto ignora solenemente os casos que envolvem o candidato Aécio, como a construção com verbas públicas de um aeroporto para uso particular em terreno de parentes, ou de seus aliados, como os desvios de recursos do metrô paulista para irrigar campanhas e fortunas tucanas.

O pior é que essa cortina de fumaça destina—se a encobrir o debate programático oculto e inconfessável. De que a política externa proposta pelos tucanos nos transformaria mais uma vez em capachos dos interesses dos Estados Unidos, incomodados com a política independente e de construção de alternativas de desenvolvimento junto aos outros países emergentes, como o Banco dos BRICS(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). De que o ajuste fiscal significa menos investimentos públicos em educação e saúde, menos universidades, menos concursos públicos, etc. De que diminuir o papel dos bancos públicos significa menos recursos pra agricultura e pra habitação popular. De que combater a inflação pela demanda, significa arrocho salarial no setor público que acaba se espalhando por todos os setores da economia.

Por isso, a CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, decidiu por unanimidade de sua direção nacional, imediatamente traduzida em atos por toda a base, apoiar a candidatura à reeleição da presidenta Dilma.

Nesse momento não cabe vacilação dos que defendem um Brasil desenvolvido e com valorização do trabalho.


* Presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus e Região

terça-feira, 14 de outubro de 2014

RESULTADOS DA 10º RODADA DO CAMPEONATO

RESULTADO DA 10º RODADA

BASE 1 X 3 ENDEMIAS

SAMU 1 X 2 GUARDA MUNICIPAL

PRÓXIMOS JOGOS

07:30 hs          BASE               X       GUARDA MUNICIPAL

08:30 hs          ENDEMIAS      X       EMASA


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DE PRETO, SERVIDORESM PROTESTAM CONTRA SALÁRIOS ATRASADOS


Os servidores municipais de Itabuna vestiram preto na manhã desta sexta-feira (10) para protestar contra os salários atrasados ou pagos pela metade. A manifestação ocorreu em frente ao centro administrativo Firmino Alves. A marca da manifestação foi a ironia. Além do luto, os trabalhadores comeram banana e beberam água para ilustrar o que dá prá comer com 30% do salário. A manifestação contou com o apoio de lideranças sindicais do Sindicato dos Comerciários, SindiAcs/Ace e CTB.

Durante o ato um trabalhador mostrou o estrato comprovando que o depósito fora realizado, porém, outros servidores conferiram seus saldos e nada de 30%.



“É lamentável que tenhamos que mobilizar a categoria para garantir direitos consagrados como o pagamento dos salários em dia. Queríamos estar aqui lutando por novas conquistas, mas infelizmente estamos convivendo com este retrocesso que representa o atraso de salários”, afirmou Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv. 

10 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO GUARDA MUNICIPAL


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SINDSERV PROTESTA CONTRA SALÁRIOS DIVIDIDOS



O Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna) realizou uma manifestação contra o pagamento de salários divididos e/ou atrasados. O ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (09), na Praça Adami, centro de Itabuna e foi prestigiada por servidores, lideranças sindicais e membros da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Após o protesto, os trabalhadores participaram de uma assembleia no auditório do Sindicato dos Comerciários, onde decidiram realizar uma nova manifestação nesta sexta-feira (10), na prefeitura de Itabuna, com o objetivo de pressionar o pagamento dos salários atrasados (algumas turmas da saúde ainda não receberam) e mordidos. Para manifestar sua indignação com os constantes atrasos e manobras mal ajambradas, os trabalhadores vestirão preto durante a manifestação.




Ato contra salários atrasados e mordidos.
Data: 10/10/2014.
Local: Centro Administrativo Firmino Alves, Itabuna/BA.

Horário: 7h30min.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Servidores não aceitam salário mordido



Diretores do Sindserv realizaram protesto na manhã desta quarta-feira (08), no estacionamento do centro administrativo Firmino Alves. O ato foi realizado em conjunto com o Simpi. Servidores, professores e sindicatos manifestaram sua indignação com a manobra mal ajambrada de pagar os salários da educação em duas parcelas (70% e 30%).


Durante o protesto o representante da secretaria de Educação, Fábio Melo, chamou uma comissão de trabalhadores para esclarecer a manobra. O vereador Jairo Araújo e a secretária de Administração Mariana Alcântara também participaram da reunião. Na opinião do vereador, ficou claro que a decisão sobre a manobra coube a um quadro técnico, sem avaliar as consequências da manobra e sem aviso prévio aos representantes dos trabalhadores.


A presidenta do Sindserv, Wilamci Oliveira, reclamou da falta de comunicação com o sindicato, fazendo com que todos fossem pegos de surpresa. “Seria melhor receber o salário integralmente no dia 10. Ninguém paga 70% da conta de energia”, ponderou.


Após a reunião os diretores do sindicato se reuniram em assembleia no estacionamento da prefeitura com os servidores que lá estavam e ficou deliberada a realização de um Ato de Protesto na manhã desta quinta (09), na praça Adami. Os trabalhadores também decidiram que só retornarão ao trabalho após o pagamento do último centavo que resta.

CLASSIFICAÇÃO DO SEGUNDO CAMPEONATO DO SINDSERV



Próximos Jogos:

07:30 hs -    ENDEMIAS     X      BASE
08:30 hs -    SAMU             X      GUARDA MUNICIPAL

terça-feira, 7 de outubro de 2014

SERVIDORES RECEBEM SALÁRIOS PELA METADE. SINDICATO CONVOCA ASSEMBLEIA.


O Sindserv e os servidores municipais de apoio lotados na área de educação foram pegos de calças curtas na manhã desta terça-feira (07). Ao verificar o pagamento dos vencimentos, os trabalhadores perceberam que os salários não foram depositados integralmente. Vale destacar que em nenhum momento o sindicato foi informado de tal manobra. Imediatamente, o sindicato procurou o setor de RH para as devidas explicações, que por sua vez afirmou que receberam a ordem para “fazer um arquivo com 70% da remuneração dos salários”. Diretores do Sindserv se certificaram que apenas os trabalhadores da educação tiveram os salários mordidos.

“É uma falta de respeito o que estão fazendo com os servidores municipais: quando não atrasa, paga pela metade. Fomos surpreendidos na boca do caixa. Os servidores merecem mais respeito”, afirmou indignada Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv.

Diante da situação inusitada, o Sindserv está convocando os servidores para uma assembleia nesta quarta-feira (08), às 8 da manhã, no estacionamento da prefeitura, ao lado do setor de Tributos.


VESTIBULAR UNIME

Quem é filiado ao Sindserv NÃO paga inscrição. Basta somente pegar uma declaração no sindicato e fazer a sua inscrição.


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eleições 2014: Dilma Rousseff vence primeiro turno


Demorou apenas cinco horas para que a Justiça Eleitoral pudesse divulgar, sem sombra de dúvidas, a escolha que o Brasil deverá fazer no segundo turno das eleições. Ao contrário de todas as previsões, Marina Silva (PSB) foi batida por Aécio Neves (PSDB) e está fora da disputa pela presidência do país, que deverá ser concorrida com a atual presidenta, Dilma Rousseff (PT). Dilma e Marina atingiram os índices de votação esperados pelas previsões - respectivamente 41,59% e 21,32% -, enquanto Luciana Genro acumulou 1,55%, marcando o quarto lugar. Chamou atenção a força com a qual Aécio Neves chegou à segunda colocação, angariando 33,55% dos votos válidos - até a última pesquisa do Vox Populi, ele contava com apenas 23% das intenções de voto, com índices não muito distantes das feitas pelo Datafolha e pelo Ibope. Do total de 142.822.046 eleitores, 80,61% compareceram às urnas em todo o país.
Com isso, o resultado desta primeira etapa das eleições presidenciais foi de 41,59% a 33,55%, algo bem menos folgado do que esperava o comando do PT até agora. Mesmo assim, o comitê eleitoral de Dilma Rousseff se encontrava em grande festa na noite deste domingo (5). "A luta continua. Uma luta que sem dúvida será mais uma vez vitoriosa porque é a luta da maioria do povo brasileiro", disse Dilma em seu discurso público, antes de ser  aplaudida. O candidato Aécio Neves, por sua vez, aproveitou o palanque para lembrar a morte de Eduardo Campos e disse que seu governo será uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco, numa tentativa de unir a oposição.
Ainda no domingo, a candidata derrotada Marina Silva já sinalizou apoio a Aécio Neves, em oposição à orientação de esquerda do PSB. Embora não tenha sido clara sobre seus próximos passos, resta à candidata pessebista canalizar os votos que recebeu para um ou outro oponente - algo que teria enorme peso no resultado do segundo turno, apesar da relativa volatilidade de sua base eleitoral.
A votação para o segundo turno acontecerá no dia 26 de outubro, daqui a três semanas.
Nos governos estaduais, PT cresce, Sarneys caem e PMDB domina
Das 27 unidades federativas do Brasil, 14 já decidiram seus governadores no primeiro turno. Chama atenção, acima de tudo, a baixa quantidade de reeleições em meio aos já eleitos: apenas quatro são governadores no mandato atual. Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Raimundo Colombo (PSD-SC), Beto Richa (PSDB-PR) e Jackson Barreto (PMDB-SE) foram os únicos a se manterem no cargo. Em contraste com 2010, quando 13 governadores voltaram a seus postos, o resultado choca.
Neste aspecto, uma análise rápida revela novos fatos políticos por todo o país. O PSDB parece ter sofrido o mais duro golpe, tendo eleito governadores em São Paulo e Paraná apenas, frente aos cinco que controla atualmente. No segundo turno, poderá conquistar mais cinco, mas de qualquer forma perderá grande parte de sua influência no Nordeste e no Norte do país - apenas o eleitorado do Sul e Sudeste aumentou para o partido tucano. A perda do estado de Minas Gerais para Fernando Pimentel (PT-MG), onde Aécio Neves pessoalmente nomeou e batalhou pelo sucessor Pimenta da Veiga, é considerada uma derrota retumbante para o partido.
O PT, de forma oposta, foi enfraquecido no sudeste, mas ampliou a pegada que tem nas regiões ao norte brasileiro. Dos quatro governos que detem atualmente, já consagrou três: Minas Gerais, Piauí e Bahia. No último caso, destaca-se a feroz campanha de Jacques Wagner, que conseguiu manter o DEM afastado do Governo. Para o segundo turno, o partido tem a oportunidade de dominar mais quatro unidades federativas, Rio Grande do Sul entre elas - ao contrário de todas as pesquisas, Tarso Genro acabou em segundo lugar nas urnas do estado, com 32,6% dos votos válidos, enquanto José Ivo Sartori (PMDB) levou 40,4% (estimava-se que ele teria apenas 29%).
O PMDB dominou a parte estadual da votação, como em situações anteriores, e pode acabar ocupando 12 estados se vencer nas eleições de segundo turno. Sua maior perda, porém, foi ver acabar a dinastia Sarney no Maranhão, onde Flávio Dino (PC do B) venceu com 63,5% dos votos. O filho de Renan Calheiros, por outro lado, ganhou o posto de governador de Alagoas sem grandes dificuldades, com 52,1%, frente aos 33,9% de Biu Benedito de Lira (PP).
No total de votos para cada partido, entretanto, tanto PT quanto PSDB perderam espaço para partidos menores. PDT e PSD elegeram um governador cada enquanto PROS, PR e PRB juntaram votos suficiente para mandar  candidatos para o segundo turno. No saldo geral, a única legenda que realmente afundou foi o DEM: dos dois governadores que tinha, acabou sem nenhum eleito nem a caminho da próxima fase. Com a perda de representação também no Congresso Nacional (de 28 para 22), o partido dá mais um passo para sua obsolescência.

Fonte: Portal CTB

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Flora Lassance Brioschi: Outubro é rosa!


A campanha Outubro Rosa teve início na década de 90 nos Estados Unidos e ganhou repercussão e adesão em todo o mundo e tem crescido na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Brasil vem se mostrando participativo na campanha.

Segundo dados preocupantes do Ministério da Saúde o Câncer de Mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostram que são esperados no Brasil até o final de 2014, 57.120 casos novos, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres; enquanto que nas capitais do país, estima-se 19.170 casos novos.

Em um período como esse, em que o mundo se volta para o universo feminino, se faz necessário tocar em um assunto que assombra milhares de mulheres, mães, esposas, filhas, jovens, senhoras, idosas: Os maus tratos e a violência física e psicológica em que muitas mulheres são submetidas e, que na maioria das vezes nos remete ao descaso com a própria saúde. É nosso dever enquanto dirigentes sindicais, não só no mês de outubro, mas em todos outros meses do ano atentar, focar, levantar questões e buscar o máximo de respostas e soluções práticas facilitando assim o dia a dia das trabalhadoras e das cidadãs.
Que o Rosa de Outubro se espalhe pelos outros meses, pelo ano todo, que traga o sol e uma nova era na qual a lei se cumpra forte a justiça siga firme e as estatísticas melhores.

Por um Outubro... Um novembro, Um dezembro... Lutemos por séculos saudáveis...

Nós, mulheres trabalhadoras, metalúrgicas e dirigentes sindicais estamos fazendo a nossa parte, tudo por uma causa: fortalecer na classe trabalhadora e em toda sociedade a importância da saúde da mulher e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Participe da campanha e ajude a mudar as estatísticas!

Fonte: Portal Vermelho