DIGA NÃO AO PL 257/2016

quinta-feira, 29 de maio de 2014

SEGUNDA-FEIRA TEM RODADA DE NEGOCIAÇÃO



Na próxima segunda-feira, 02 de junho, a direção do Sindserv se reunirá com o prefeito Claudevane Leite. A prefeitura deve apresentar uma contraproposta financeira. Logo em seguida o sindicato agendará uma assembleia para avaliar e deliberar sobre referida proposta. 

Fique ligad@ e participe!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SENADO APROVA COTAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS


Os concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos. Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações hoje (20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas. A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.

“As cotas, como qualquer medida nesse sentido, é uma busca de nós corrigirmos uma realidade trágica no Brasil, que foi a marginalização e a exclusão dos afrodescendentes por séculos”, avaliou. O ministro acrescentou que “o Senado acaba de dar um grande passo que a Câmara tinha dado também, de reconhecimento da necessidade de tomar as medidas no Brasil que aos poucos vão reduzindo os processos de exclusão”.

Pela proposta aprovada, terão direito a disputar as vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se for constatada que a declaração foi falsa, o candidato poderá ter a participação no concurso cancelada ou sua admissão em órgão público, anulada.

terça-feira, 20 de maio de 2014

PRESSÃO FUNCIONA E SINDSERV GARANTE RETORNO DA INSALUBRIDADE




A pressão do sindicato e dos trabalhadores surtiu efeito: o prefeito Claudevane Leite entrou em contado com a direção do sindicato e garantiu o retorno do benefício, inclusive com o pagamento retroativo do mês de abril. O gestor concordou com o argumento do Sindserv de que o que define quem tem direito ao adicional de insalubridade não era a função original do servidor, mas o ambiente onde ele atua. Na manhã desta terça-feira, 20/05, o Sindserv comunicou a boa notícia aos servidores que estiveram na prefeitura para participar da paralisação convocada pelo sindicato.


“Os servidores municipais de Itabuna deram mais uma demonstração de unidade e força. O Sindserv não poderia aceitar de forma alguma que um direito histórico dos trabalhadores fosse retirado desta forma. Felizmente prevaleceu o bom senso e conseguimos garantir o direito dos servidores da saúde”, afirmou Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv.

Agora o sindicato concentra suas forças para conquistar novos benefícios na campanha salarial.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

SINDSERV CONVOCA PARALISAÇÃO. SINDICATO EXIGE RETORNO DA INSALUBRIDADE


O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) está convocando os servidores que atuam na saúde a paralisarem as atividades na próxima terça-feira, 20 de maio. A concentração se iniciará às 8h30min, em frente ao gabinete do prefeito Claudevane Leite. Sindicato e servidores estão indignados com a retirada do adicional de insalubridade.

Entenda o caso – No afã de reduzir a folha salarial, o governo cortou o adicional insalubridade de servidores que são originalmente do setor administrativo, mas são locados na saúde. São recepcionistas, digitadores. Entretanto, por trabalharem em postos de saúde e/ou dentro dos centros que recebem pacientes, estes servidores têm direito ao benefício.

“Por causa da função o governo interpretou, de forma equivocada, que estes trabalhadores não teriam direito ao benefício”, explica Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv. “O critério que determina quem tem direito a insalubridade não é a função, mas o setor onde ele atua e o ambiente de trabalho ao qual se está exposto”, enfatiza a dirigente sindical.

O Sindserv também estranha a atitude desta administração já que governos anteriores nunca entenderam que o adicional de insalubridade era ilegal. Wilmaci lembra que alguns servidores possuem registro do benefício na carteira de trabalho há mais de 23 anos.

Wilmaci também crítica a postura arbitrária do governo, pois trabalhadores e administração encontram-se em campanha salarial, momento ideal para se debater de forma ampla e transparente os direitos dos trabalhadores. “Esse tipo de atitude não ajuda nada, pelo contrário: só serve para promover o acirramento na mesa de negociação”, reclama Wilma.

A direção do Sindserv se reuniu com o prefeito Claudevane Leite para tratar do assunto e no dia 10 de maio protocolou documento exigindo o retorno imediato do adicional de insalubridade. O prefeito afirmou que “iria resolver”. Ainda assim, o sindicato decidiu convocar a paralisação para externar toda a indignação dos servidores.

ASSEMBLEIA – Na próxima sexta-feira, 23 de maio, o sindicato realizará uma assembleia geral com servidores para discutir e deliberar sobre os rumos da Campanha Salarial. A assembleia ocorrerá no auditório do Sindicato dos Comerciários (em cima da Casa do Estudante) às 17h 00min.

PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA
Motivo: Exigência do retorno do adicional de insalubridade para servidores locados na saúde.
Data: Terça-feira, 20 de maio.
Horário: 08h30min.

Local: Concentração em frente ao gabinete do prefeito.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Comissão especial aprova aposentadoria por invalidez para servidor público



A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/12 aprovou, nesta quarta-feira (14), o relatório do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que garante proventos integrais aos servidores públicos aposentados por invalidez.

De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a proposta altera a redação do inciso I do § 1º do artigo 40, da Constituição Federal, para que todo servidor público receba seu salário integralmente no caso de ficar incapacitado para o trabalho.

Atualmente, a Constituição prevê a aposentadoria por invalidez com proventos integrais apenas nos casos de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave prevista em lei, como hanseníase, paralisia irreversível e Parkinson.

Segundo o relator, o texto sofreu algumas alterações a fim de corrigir distorções trazidas com a reforma da previdência. Entre as mudanças está o acréscimo do termo “por invalidez permanente, com proventos integrais”, e reajuste das aposentadorias e pensões na mesma proporção e na mesma data dos servidores da ativa.

Pelo texto, fica garantido à União, estados e municípios o prazo de 180 dias para que possam colocar em prática as modificações.


A matéria segue agora para apreciação em dois turnos de votação do Plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte: Portal CTB

sexta-feira, 9 de maio de 2014

NOTA DE PESAR




É com grande pesar que informamos o falecimento do nosso colega José Maurício Souza Santos, enfermeiro do Hospital de Base de Itabuna (HBLEM), vítima de um grave acidente que aconteceu nesta noite de Quinta-feira (8).

A diretoria do Sindserv lamenta profundamente a perda do companheiro José Maurício e presta solidariedade aos amigos e familiares.
Descanse em paz!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A INDIGNAÇÃO DOS SERVIDORES




Os servidores municipais de Itabuna que atuam na área de saúde estão indignados com a retirada arbitrária e sem nenhuma justificativa de direitos históricos dos trabalhadores, como o adicional de insalubridade. Além de arbitrária, a redução drástica de benefícios não se fundamenta em nenhum critério, técnico e/ou cientifico que a justifique. Sem falar que representa uma baixa significativa no salário do servidor.

A presidenta do Sindserv, Wilmaci Oliveria, reclama da falta de tato da administração municipal, já que estão em campanha salarial, momento ideal para se debater de forma ampla e transparente os direitos dos trabalhadores. “Esse tipo de atitude não ajuda nada, pelo contrário: só serve para promover o acirramento na mesa de negociação”, crítica a dirigente sindical.


"É uma pena. Enquanto deveríamos avançar na luta por mais benefícios, teremos que lutar por direitos que foram sacrificados”, afirmou um servidor.

O Sindserv tomará todas as medidas cabíveis para garantir os direitos dos trabalhadores, ingressando com Ação judicial contra a prefeitura ou até mesmo convocando uma greve dos servidores municipais.





Comissão da Câmara aprova o Plano Nacional de Educação


A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) concluiu hoje (6) a votação do projeto de lei. A expectativa é que o plano seja votado em plenário dentro de dez dias e siga para sanção presidencial neste mês. O PNE estabelece metas para a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação – atualmente são investidos 5,3% do PIB.

Nesta terça-feira, os deputados votaram os últimos destaques. Uma das alterações feitas no relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) foi a inclusão da estratégia aprovada pelo Senado Federal, que estabelece políticas de estímulo às escolas que melhorarem o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ideia é valorizar o mérito dos professores, da direção da escola e da comunidade escolar.

Esse ponto foi criticado por entidades e profissionais que atuam no setor, que definem a estratégia como "nada promissora diante de um método de avaliação ainda limitado", como destaca carta aberta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O plano tramita no Congresso Nacional há três anos, e ao longo desse tempo foram sugeridas mais de 3 mil emendas. Um dos pontos polêmicos é o financiamento. Na forma como o plano deixa a comissão, os 10% do PIB incluirão as isenções fiscais e financiamentos ao setor privado, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Outro ponto que gerou debate é a questão de gênero e orientação sexual, suprimida do texto por meio de destaque. O relatório aprovava a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção de igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual". A redação foi alterada para "a erradicação de todas as formas de discriminação" e assim segue para plenário.

De acordo com os deputados, tanto o financiamento quanto a questão de gênero devem ser retomados. "Vamos recorrer da meta de financiamento no plenário, pois somos contrários ao compartilhamento do financiamento público com o Fies e o Prouni", disse o deputado Paulo Rubem (PDT-PE).

Segundo ele, haverá esforço para colocar o PNE na pauta do plenário o quanto antes. "Corremos o risco de ter o plano sancionado em pleno debate eleitoral", disse. Ele  acrescentou que "há uma contradição entre política de expansão dos gastos públicos [previsto no PNE] e o discurso de oposição, que é o oposto. Temos que garantir que a matéria vá logo a plenário e que possa haver debate qualificado".

O relator, Angelo Vanhoni, disse não ter previsão sobre o integral cumprimento do plano. "Eu não tenho como prever, não tenho como dizer isso de forma taxativa, mas são metas necessárias para que o Brasil supere o atual estágio de desenvolvimento. Agora, se vamos cumprir 70%, 80% ou 100% de cada meta estabelecida, só a dinâmica da política nacional, do envolvimento dos gestores, do envolvimento da sociedade, do parlamento, das definições do Executivo é que vão traduzir o plano na realidade concreta da vida das crianças e jovens".

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 5 de maio de 2014

CTB ENTREGA ALIMENTOS AO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES E NÚCLEO CUIDAR



Na tarde da última sexta-feira, (02 de maio), representantes do CTB Regional Sul Bahia fizeram a doação dos alimentos arrecadados no dia anterior, durante a festa do Dia do Trabalhador, promovida pela entidade e sindicatos filiados.

Os donativos foram doados ao Albergue Bezerra de Menezes e Núcleo Cuidar. “É a CTB integrando os trabalhadores com festa, reflexão e ação social”, afirmou Wilmaci Oliveira, coordenadora regional da CTB.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

CTB Regional Sul Bahia leva trabalhadores ao delírio com Armandinho Dodó & Osmar



Uma festa inesquecível. É o mínimo que se pode dizer sobre o evento promovido pela CTB Regional Sul/Bahia e sindicatos filiados na tarde/noite desta quinta-feira, 1º de Maio, em Itabuna. Trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias profissionais lotaram as dependências do clube da Usemi e foram ao delírio com os shows das bandas Pastilhas Coloridas, Lordão e Armandinho Dodó & Osmar.
A banda Pastilhas Coloridas iniciou os trabalhos com versões roqueiras de clássicos da MPB e músicas próprias, agradando em cheio a plateia. Com o público devidamente aquecido, o Lodão fez um grande baile, tocando os grandes hits do momento. Forrós, funks, reggaes e baladas fizeram a galera dançar sem parar. E para fechar com chave de outro, nada mais nada menos que Armandinho Dodó e Osmar, história viva da música baiana. Armandinho, Aroldo, Betinho e André Macêdo desfilaram grandes clássicos da música baiana. Por duas horas ininterruptas os trabalhadores pularam sem parar, em puro êxtase, como se estivessem num carnaval fora de época, com grandes sucessos “Chame Gente”, “Pombo Correio”, “Prefixo de Verão”, “Faraó”, dentre outras. Uma festa inesquecível, histórica que, com certeza, ficará por muito tempo na memória da classe trabalhadora itabunense.

O dia foi de festa mas também de reflexão. Seguindo o tema do Ato Nacional Unificado, a CTB Regional Sul/Bahia exigiu neste Dia do Trabalhador uma mídia democrática. Hoje apenas 7 famílias controlam praticamente tudo que lemos, assistimos e ouvimos e não interessa a estes grupos pautar assuntos de interesse da classe trabalhadora. A CTB aproveitou o evento para colher assinaturas para o projeto de lei da Mídia Democrática, de iniciativa popular. Em seus discursos, os dirigentes da CTB destacaram a importância de colocar na ordem do dia do Congresso Nacional temas como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, igualdade de oportunidades para homens e mulheres, reforma agrária, diminuição dos juros e do superávit primário, etc.