DIGA NÃO AO PL 257/2016

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Superior Tribunal de Justiça suspende ações que contestam correção do FGTS



O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou hoje (26) a suspensão de todas as ações em tramitação na Justiça Federal que contestam  a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS pela Taxa Referencial (TR). Segundo o STJ, a  decisão terá impacto em mais de 50 mil ações em todo o país.

Gonçalves determinou que os processos sobre o tema fiquem parados até que o tribunal resolva a controvérsia sobre o assunto. A questão sobre o índice de correção que a Caixa Econômica Federal deve aplicar na correção do FGTS tem gerado decisões conflitantes em todo o Judiciário. Em algumas decisões, juízes de primeira instância têm entendido que a TR não pode ser usada para correção e determinam que a Caixa adote o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, com cotação superior.

Com o FGTS, criado na década de 1990, o empregador deposita todo mês o valor correspondente a 8% do salário do empregado. O valor pode ser sacado pelo empregado em caso de demissão sem justa causa ou para comprar a casa própria, por exemplo.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 2º TORNEIO DO SINDSERV


ATENÇÃO BOLEIROS SERVIDORES
NO PRÓXIMO DIA 16 DE MARÇO O SINDSERV FARÁ O LANÇAMENTO DE SUA CAMPANHA SALARIAL 2014 COM UM GRANDE EVENTO, NA OPORTUNIDADE REALIZAREMOS O 2º TORNEIO DO SINDSERV.
FAÇA A INSCRIÇÃO DA SUA EQUIPE NA SEDE DO SINDICATO E PARTICIPE!


#NãoValorizarÉgolContra

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CTB EXIGE JUSTIÇA SOCIAL COM SERVIDOR APOSENTADO



Em audiência pública realizada na última quarta-feira (19), na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/2012, entidades representativas dos servidores públicos defenderam a aprovação da matéria para fazer justiça social com servidores aposentados por invalidez.

De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a PEC garante proventos integrais a todos os servidores públicos aposentados por invalidez, desde que tenham ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003.

O secretário de Políticas Públicas da Previdência, Leonardo José Rolim Guimarães, afirmou que é preciso buscar uma medida intermediária para que a proposta não seja um incentivo para aumentar o número de aposentadorias por invalidez. O que foi bastante criticado pelos parlamentares e representantes das entidades de classe.

Guimarães ressaltou que o número de aposentadoria por invalidez já chegou a representar 30% do total de aposentadorias no ano. Mas, em 2013, esse número ficou em torno de 4%.

“Estamos falando de quem não tem condição [de trabalhar]. É dever do Estado fazer a fiscalização. Esse é um problema que o Estado tem que corrigir. A PEC está correta e vem corrigir esta injustiça com quem realmente precisa”, destacou o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva.

Para Silva, “o governo quer economizar nas costas de quem se aposentar por invalidez, o que, na minha visão, é um equívoco”.

No mesmo sentido, o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social ANMP, Jarbas Simas, disse que a Previdência existe para fazer justiça social. “A Previdência existe para prestar um com serviço ao cidadão, à sociedade. O que nós defendemos é justiça social e tratamento adequado que o cidadão merece.”

Simas criticou o posicionamento do governo em relação à aposentadoria do servidor. “O que o Estado quer é que esse cidadão morra trabalhando, sem precisar se aposentar.”

Sobre a possibilidade de a garantia da aposentadoria integral por invalidez sobrecarregar as finanças dos estados e municípios, como apontou o representante da Previdência, a relatora da proposta, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), disse que esse é um problema de responsabilidade dos governos estaduais e municipais e que o trabalhador não deve ser prejudicado por causa disso. “Se conseguirmos aprovar a PEC, estaremos fazendo justiça para a sociedade”, disse a deputada.

Para o secretário do Trabalhador do Serviço Público da CTB, João Paulo Ribeiro, a PEC vem para corrigir as injustiças com o servidor aposentado, desde a Reforma da Previdência, em 2003. “A CTB defende a PEC 170 e vamos lutar para que estas distorções sejam corrigidas”, disse o dirigente, que também acompanhou a audiência.

O diretor de Relações Externas do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), comentou o posicionamento da Previdência em relação à proposta. “Me preocupou o fato de a Previdência estar com uma preocupação exacerbada com gastos. O servidor deve se aposentar integralmente, coberto pelo Estado. Isto é responsabilidade de toda a sociedade”, afirmou.

Vários deputados que participavam da audiência também se pronunciaram a favor da aprovação da PEC 170.

Requerimentos

Ao final da sessão, os deputados aprovaram requerimentos para que outras entidades representativas dos servidores públicos sejam ouvidas na próxima audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira (25).


Devem participar representantes da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), e do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita federal do Brasil).

Fonte: Portal CTB

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO IRÁ DEBATER O DIREITO DE GREVE DOS SERVIDORES



Representantes dos trabalhadores públicos federais de oito centrais sindicais irão participar nesta quinta-feira (20), em Brasília, de audiência pública no Senado para debater o projeto de lei que regulamenta o direito de greve dos servidores.

A CTB participará da audiência, representada pelo secretário do Trabalhador do Serviço Público, João Paulo Ribeiro. Cada representante de central sindical terá dez minutos durante a audiência para fazer sua exposição.

A atividade está marcada para as 13h, no Plenário 2, da Ala Nilo Coelho e será realizada junto à Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos Constitucionais.
Nos últimos meses, as centrais sindicais têm se reunido com o senador Romero Jucá, relator da proposta de regulamentação. Para os trabalhadores, o projeto não aponta para a regulamentação, mas para a restrição do direito de greve.

Fonte: Portal CTB

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SERVIDOR PODE SER INDENIZADO POR DESVIO DE FUNÇÃO



Djalma Oliveira | Extra

Se você fosse um técnico de futebol, dificilmente escalaria um atacante para jogar de goleiro. Mas é mais ou menos isso o que costuma acontecer no setor público. Por causa da falta de pessoal, funcionários acabam desempenhando atividades para as quais não foram contratados, sem receber uma compensação por isso. É o desvio de função, termo conhecido entre os servidores. Mas o funcionário que enfrenta esse problema no trabalho pode receber uma indenização, se recorrer à Justiça.

Isso acontece nos casos em que o servidor estiver desempenhando uma função típica de um cargo com o salário maior do que o dele.

— O valor da indenização corresponde à diferença entre os salários dos dois cargos durante o período em que se caracterizar o desvio — diz o advogado Jean Paulo Ruzzarin, do escritório Cassel e Ruzzarin Advogados.

Ainda de acordo com ele, se essa compensação financeira for concedida, ela será corrigida monetariamente e com direito aos atrasados dos últimos cinco anos, desde que o servidor tenha ficado todo esse tempo em desvio de função.

— É um dos problemas mais recorrentes no serviço público — afirma o advogado, cujo escritório atende mais de 150 pessoas com ações sobre o tema.

Para o advogado Carlos Henrique Jund, do escritório Jund Advogados Associados, o desvio de função agride o princípio da legalidade administrativa:

— É obrigar o servidor, sem amparo legal, a ter atribuições diferentes das previstas para o cargo no qual ele ingressou por meio de concurso público.


Fonte: Portal Pimenta

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VAI COMEÇAR A CAMPANHA SALARIAL 2014 DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA



A data base da nossa categoria é no dia 1º de abril, mas o sindicato antecipará as mobilizações da Campanha Salarial com o objetivo de possibilitar um grande debate com os servidores acerca da nossa pauta de reivindicações. Realizaremos assembleias setoriais para elencarmos os problemas específicos de cada área, além de possibilitar uma maior participação da categoria.


É fundamental que os servidores e servidoras participem das assembleias para que possamos mostrar força e avançar nas conquistas.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NA CAIXA ECONÔMICA


A Caixa Econômica Federal montou um stand no Centro Administrativo Firmino Alves para atender aos servidores e servidoras municipais de Itabuna que quiserem fazer empréstimo consignado. O stand funcionará pelas próximas quatro semanas, de segunda a sexta, das 8 da manhã às 14 horas. Após esse período o empréstimo poderá ser contratado no próprio banco.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SINDSERV DENUNCIA AMBIENTE DE TRABALHO INSALÚBRE EM POSTO DE SAÚDE

Posto de Saúde Dr. Baldoíno Azevedo, no Bairro de Fátima, em Itabuna.

O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), através de sua presidenta Wilmaci Oliveira, visitou nesta segunda-feira (03) a unidade de saúde Dr. Baldoíno Azevedo, no bairro de Fátima, e identificou uma série de irregularidades que prejudicam a saúde dos trabalhadores e até mesmo o funcionamento do posto. “Os servidores estão trabalhando num ambiente completamente insalubre”, afirmou Wilma. O mofo, a falta de água e ausência de climatização adequada estão comprometendo o adequado armazenamento dos medicamentos e o funcionamento da sala de vacinas, que no momento está fechada, sem funcionamento.
Consultório odontológico.

Há mais de um mês o posto não conta com abastecimento de água regular. Setores como a sala do médico, sala das enfermeiras, sala de vacina e cozinha estão sem água, o que afeta diretamente o atendimento aos pacientes e torna impraticável a manutenção do posto. Além da falta de água para limpeza diária e higiene pessoal, não há água para beber, o que obriga os trabalhadores a comprar sua própria água. “Um posto de saúde onde não se pode lavar as mãos! Como uma unidade de saúde pode funcionar nestas condições?”, questiona a dirigente sindical.
Farmácia: remédios próximos ao mofo.

A farmácia e a sala de vacinas também inspiram muitos cuidados. Ambas as salas estão com mofo e infiltrações nas paredes, prejudicando o armazenamento dos medicamentos. Devido à falta de climatização adequada (o ar condicionado está quebrado), a sala de vacinas se encontra fechada. Para fechar a conta, o posto também não dispõe de material de limpeza ou tinta para impressora.

Sala de vacinas: fechada por falta de climatização adequada.

Diante do quadro preocupante, o Sindserv apresentará tais denúncias ao prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, para que tais problemas sejam resolvidos o mais rápido possível. As irregularidades também serão levadas ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho. “Caso a prefeitura não resolva estas questões imediatamente, o Sindserv realizará manifestações em todas as unidades de saúde da cidade a fim de garantirmos a integridade dos servidores e servidoras”, avisou Wilmaci.