DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SINDSERV CRÍTICA SISTEMA OPERACIONAL DA PREFEITURA



O Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna) encaminhou nesta terça-feira (28) ofício à Secretaria de Administração da prefeitura de Itabuna solicitando o destrato do sistema operacional que armazena as informações dos servidores e servidoras. Segundo Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv, o sistema, chamado E&L, é falho e tem causado grandes transtornos para a categoria.

“Este sistema registra informações incorretas, frequentemente fica fora do ar, dificultando o acesso a serviços básicos, como o contracheque, além de trabalhar com um número de matrícula diferente ao do sistema anterior, o que tem causado grande confusão para os servidores. É um inferno!”, reclama Wilmaci.
Nos últimos meses têm sido constantes os descontos indevidos e/ou a não inclusão de direitos e benefícios. O “sistema” cobra a quem não deve, e vice-versa. É o que tem acontecido com o crédito consignado. 

Trabalhadores que não contrataram o serviço são surpreendidos com o desconto indevido no contracheque. E o contrário também acontece: servidores que realizaram o empréstimo não são devidamente cobrados. Só que aí o sistema cobra dobrado no mês seguinte, prejudicando o planejamento financeiro do servidor. 

Trabalhadores que têm direito a insalubridade, por exemplo, há tempos não percebem o benefício. “Desde outubro do ano passado o sindicato encerrou o convênio com um plano odontológico e, no entanto, as mensalidades continuam sendo cobradas”, denunciou a dirigente sindical.

Por diversas vezes a presidenta, juntamente com outros diretores do Sindserv, reclamaram e pediram explicações ao setor de Recursos Humanos da prefeitura, mas a resposta era sempre a mesma: “a culpa é do sistema”.


Diante dos enormes transtornos causados pelo sistema aos servidores municipais de Itabuna, o Sindserv solicitou à secretária de Administração, Mariana Alcântara, que o mesmo volte ao modelo antigo ou que ­­­­seja mudado por um que não atrapalhe a vida da categoria.

Jairo: Mujica, Haddad e a Cracolândia


Por Jairo Araújo – Vereador PCdoB/Itabuna

A percepção que parte da sociedade tem em relação à violência é contraditória. É de conhecimento da maioria das pessoas que as razões da violência, em parte, estão relacionadas ao tráfico e o consumo de drogas, além dos problemas sociais ainda presentes nos quatro cantos do país.  Mas os meios que são comumente utilizados no combate à violência tem se constituído num retumbante fracasso.

As práticas para o enfrentamento da violência tem sido as mesmas de sempre: a polícia mata e prende, tanto drogas quanto os traficantes, como forma de diminuir a circulação dos entorpecentes. Por outro lado, os bandidos se matam na tentativa de controlar os territórios do tráfico, a produção e a comercialização das drogas.

Ainda temos a violência advinda dos assassinatos em virtude de dívidas com os donos do pedaço. A organização do tráfico é impiedosa: deve e não paga, o caminho é a morte! Neste círculo vicioso, os índices de assassinatos só aumentam.  É necessário rever os métodos utilizados para combater o tráfico.

Neste sentido, experiências que estão sendo adotadas por José Mujica, presidente do Uruguai, que legalizou o  uso da maconha, e Fernando Haddad, prefeito de São Paulo,  com o projeto Braços Abertos, que visa oferecer oportunidades aos dependentes e usuários de crack,  representam  uma mudança substancial na forma  de combate às drogas e por consequência aos efeitos da  violência.

No caso do Uruguai, o Estado passa a assumir e controlar todo o ciclo de produção e comercialização da cannabis, permitindo ao usuário comprar em pontos definidos a quantia estabelecida para seu consumo. Em São Paulo, para os dependentes de crack estão sendo oferecidas moradias em hotéis da região conhecida como Cracolândia, trabalho remunerado na varrição das ruas e três refeições diárias, além de cursos profissionalizantes.

Estas ações podem não resolver o problema da violência de forma definitiva, mas são alternativas que deveriam ser observadas pelas diversas esferas de governo. 

Quanto à contradição da sociedade que mencionei no início deste texto, me assusta ver pessoas comemorarem quando um bandido é assassinado ou em expressões como “bandido bom,  é bandido morto”. Enquanto existirem seres humanos morrendo em virtude da escalada da violência, a sociedade continuará sendo vítima da mesma forma.  Portanto, o ideal será quando não existir bandido morrendo, pois teremos uma sociedade de paz.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CENTRAIS SINDICAIS PROPÕEM ATO PARA FORTALECER UNIDADE E PAUTA TRABALHISTA



A disposição para a manutenção da unidade sindical deu o tom à reunião realizada pelas centrais sindicais, na manhã desta quarta-feira (15), em São Paulo.

No encontro, que contou com a presença de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), representantes da CTB, CUT, CGTB, Força Sindical, Nova Central e UGT discutiram a atualização da agenda de luta em 2014 e as estratégias de ação unitária na defesa dos interesses dos trabalhadores. Uma das propostas é a realização de uma grande atividade unitária no dia 09 de abril, que visa retomar as lutas prioritárias da classe trabalhadora, especialmente as definidas em 2010, na 2ª Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat ).

A proposta da CTB é a realização de um grande Encontro Nacional da Classe Trabalhadora, nos moldes da Conclat. “Estamos em um período muito importante para o país, com Copa e eleições, e é importante que as centrais se mantenham na vanguarda para avançar na pauta trabalhista”, declarou Adilson Araújo, presidente da CTB. “O objetivo é colocar em prática uma agenda positiva que resgate as bandeiras históricas da classe trabalhadora exercendo mais pressão para encerrarmos esse ciclo com avanços e conquistas”.

Entre resoluções também está a retomada, ainda neste mês, das discussões da pauta trabalhista com a presidenta Dilma Rousseff. O intuito dos sindicalistas é marcar uma audiência para tratar de pontos prioritários como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, a manutenção da lei do salário mínimo e a luta contra a Terceirização.
"As centrais sindicais entendem que, em 2014, é imperativo o reforço da luta, só assim poderemos evitar um retrocesso de direita. Portanto, será fundamental impulsionar nossa atuação”, destacou o presidente da CTB.

No próximo dia 27, os sindicalistas voltam a se reunir para definir o formato do ato unitário (previsto para abril) e a atualização da agenda da classe trabalhadora.
GT das Centrais

Outro ponto discutido durante a reunião foi a sustentação financeira das entidades sindicais. Para os sindicalistas é imperativo encontrar uma proposta do conjunto das centrais que garanta aos sindicatos uma forma de sustentação, para o financiamento da luta em defesa das categorias.
“Divergências a parte, temos a consciência que é preciso encontrar um caminho para o custeio da luta sindical. E no esforço da construção de uma saída é necessário debatermos com mais profundidade o tema”, salientou o presidente da CTB.

Nesse sentido, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho das centrais sindicais, que fará um estudo em parceria com o Dieese, para a construção de uma proposta unificada.

“Para nós é fundamental assegurar na Lei mecanismos de sustentação material das entidades. Portanto, vemos com bons olhos a construção do GT que vai procurar, de acordo com o que determina o artigo 8º da Constituição que garante a contribuição sindical, criar mecanismos que permitam aos sindicatos aprovar em assembleia, sem contestação, uma contribuição assistencial ou negocial, que faz parte do leque das receitas que asseguram o custeio dos sindicatos”, afirmou Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB.

No que se refere à manutenção e atuação das entidades, a interferência do Ministério Público do Trabalho (MP) também foi lembrada e amplamente criticada pelos sindicalistas.

“O MP não tem respaldo da Constituição para interferir na organização livre dos trabalhadores e dos sindicatos, por isso somos contrários que o órgão se coloque como regulador das formas e limites de contribuição. Em contrapartida, achamos que o movimento sindical precisa ter mais maturidade para construir um consenso em torno de uma matéria tão importante quanto essa”, frisou Nivaldo Santana.
O GT, composto por representantes das centrais,  deve iniciar os encontros com um ciclo de debates e a discussão as apresnetação das dificuldades enfrentadas atualmente pelos sindicatos diante da ingerência do MP.


Na opinião dos dirigentes, a prática atual adotada pelo MP promove um cerceamento das formas de mobilização política e financeira dos sindicatos, engessando a atuação sindical.

Fonte: Portal CTB

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SERVIDORES MUNICIPAIS PODERÃO FAZER CRÉDITO CONSIGNADO NO BANCO DO BRASIL


O Sindicato dos Servidores de Itabuna (Sindserv) entrou em contato com o setor de RH da prefeitura de Itabuna e foi informado que os servidores interessados poderão contratar o serviço no Banco do Brasil, que desde a semana passada está realizando tal procedimento.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SERVIDORES DE SALVADOR ELEGEM CHAPA APOIADA PELA CTB



Com mais de 70% dos votos válidos, a Chapa 1, apoiada pela CTB, ganhou a eleição do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) e dirigirá a entidade pelos próximos quatro anos.

O pleito eleitoral aconteceu nestas terça e quarta-feiras (7 e 8), das 8h às 17h, com urnas fixas e volantes em diversos postos de trabalho dos servidores municipais.

A eleição, que transcorreu com tranquilidade e sem qualquer intercorrência, foi disputada por duas chapas, a Chapa 1 – Renovação com Responsabilidade e a Chapa 2 – Mudar para Reconstruir.

Com membros da atual direção, como Bruno Carianha, Everaldo Braga e Helivaldo Alcântara, a Chapa 1 conta com servidores de diversos órgãos da Prefeitura de Salvador e com apoio da CTB e da Força Sindical. Já o grupo concorrente estava sob o comando dos servidores Raimundo Calixto, Jeiel Soares e André Bonfim e recebeu apoio da Intersindical e CUT.

Para o presidente da comissão eleitoral, Ailton Araujo, a eleição ocorreu com transparência, tranquilidade, obedecendo todos os trâmites e respeitando o estatuto do sindicato, o regimento eleitoral e todos os acordos feitos entre as representações das chapas. “A apuração foi completa, ética e ocorreu de forma paritária. Fechamos com chave de ouro com as duas chapas qualificando e reconhecendo a vitória da Chapa 1. Na verdade, vencedor é o trabalhador, que sai de um processo democrático feito com lisura, transparência e que foi feito em benefício da classe dos funcionários públicos do município de Salvador”, acrescentou o presidente.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araujo, ressalta que o bem maior dessa eleição é a classe trabalhadora e que “a conquista maior é saber que criamos a oportunidade do trabalhador poder escolher o grupo que melhor responde a seus anseios e expectativas, e a categoria soube optar de forma coerente”. “No exercício da atividade sindical temos que nos propor a fazer o melhor e nós da CTB vamos cobrar muito dessa diretoria para que possamos fazer uma revolução, radicalizar na democracia e trazer conquistas históricas para esses trabalhadores e trabalhadoras”, garantiu Araújo.

Segundo o membro da Renovação com Responsabilidade, Bruno Carianha, a vitória da sua chapa é resultado de um trabalho incessante de três anos da atual diretoria do Sindseps e que representa com ética e competência os trabalhadores municipais. “Queremos agradecer a todos os servidores que participaram desse processo democrático limpo, transparente, idôneo e sem baixaria, e à comissão eleitoral, que foi imparcial e dura com as duas chapas quando precisou e atuou de forma brilhante. Precisamos agora de um movimento sindical integrado e da união dos trabalhadores e trabalhadoras para que possamos sair sempre vitoriosos no enfrentamento a esse governo que está aí, porque patrão vai ser sempre patrão”, lembrou Carianha.

Ele adianta que a nova diretoria continuará com a luta pela aprovação do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) e pela implantação do plano de saúde da categoria. “Tivemos a primeira vitória com a aprovação da nossa assistência à saúde na Câmara de Vereadores, mas devemos ficar atentos para garantir todos os benefícios e a valorização que nós servidores necessitamos. Estamos juntos com vocês para trazer dignidade a cada trabalhador da Prefeitura de Salvador”, concluiu.

Fonte: Portal CTB

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ASSEMBLEIA NESTA QUINTA-FEIRA, 09/01

O Sindserv convoca todos os servidores e servidoras de Itabuna a participarem de uma assembleia nesta quinta-feira, 09 de janeiro, às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Comerciários (Avenida Cinquentenário, 685, 4º andar). Na pauta, os atrasos no pagamento dos salários e realização de paralisações de protesto. Participe!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

SINDSERV EM NOVO ENDEREÇO





O Sindserv mudou de endereço. O sindicato agora está funcionando na travessa Adolfo Leite (beco do fuxico) nº 100, 1º andar, Centro. O telefone é o mesmo 3211 0631.