DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Votação do direito de greve dos servidores é adiada para 2014


Em reunião com as Centrais Sindicais, o senador Romero Jucá (PMDB/RR) adiou a votação do relatório sobre o Direito de Greve dos Servidores Públicos para 2014. O encontro ocorreu no gabinete do senador, na última terça-feira (17).
A CTB foi representada por seu secretário do Trabalhador Público e do Serviço Público, João Paulo Ribeiro. Além da CTB, participaram da reunião a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Nova Central, UGT, CTB, CGTB, CSB, CUT e CSP-Conlutas.
O senador Romero Jucá conversou com o presidente da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação dos Dispositivos da Constituição, deputado Cândido Vacarezza (PT/SP), que acatou pedido das centrais para adiamento da matéria. Além da prorrogação do prazo para a votação, o senador marcou uma audiência pública para o dia 12 de fevereiro, quando se discutirá a proposta de direito de greve no serviço público.
Segundo Romero Jucá, que é o relator do projeto na Comissão, foi necessário atender ao pedido das centrais, após várias reuniões onde houve avanços, não seria possível voltar ao inicio dos trabalhos. “Eu estou aberto para atender as centrais. Nós estamos a um mês nesse diálogo para promover uma melhor lei garante o direito do servidor, e essa audiência será a melhor forma de buscar o entendimento entre as partes”, afirmou.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SINDSERV EM NOVO ENDEREÇO




O Sindserv mudou de endereço. O sindicato agora está funcionando na travessa Adolfo Leite (beco do fuxico) nº 100, 1º andar, Centro. O telefone é o mesmo 3211 0631.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CTB REALIZA PLENÁRIA COM PRESIDENTE ESTADUAL DA ENTIDADE




O presidente estadual da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Aurino Pedreira, esteve em Itabuna no dia 09 de dezembro para conhecer a atuação da entidade na região, além de debater projetos para 2014. A plenária ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região e contou com a participação de ativistas sindicais de Itabuna, Ilhéus e Mascote.

Aurino afirmou que desde a eleição de Lula os trabalhadores brasileiros experimentam um novo momento, mais democrático, com mais diálogo e algumas conquistas, como a valorização do salário mínimo. Contudo, ele entende que é preciso avançar muito mais. “Precisamos pressionar o governo a avançar em mudanças como o fim do fator previdenciário, reforma política e da mídia, redução da jornada, dentre outras”.

A CTB Regional Sul/Bahia aproveitou a presença de Aurino para fazer um balanço de sua atuação em 2013. Um vídeo mostrou as atividades desenvolvidas pela entidade ao longo deste ano. O presidente estadual da CTB elogiou a atuação da Regional, que, segundo ele, muitas vezes se antecipa à entidade da capital. “A atuação da CTB na região cacaueira é um espelho para nós, Poucos regionais no Brasil tem tanto protagonismo”, elogiou. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NOVA DIRETORIA DO SINDSERV TOMA POSSE



A emoção tomou conta da posse da nova diretoria do Sindserv, que ocorreu na noite de sexta-feira (6) no Recanto dos Comerciários, no bairro Conceição. A solenidade prestigiada pela categoria e por lideranças sindicais e políticas, como os vereadores Jairo Araújo e Aldenes Meira, do vice-prefeito e secretário de Planejamento da Prefeitura de Itabuna, Wenceslau Junior e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

Em seu discurso, Karla Lúcia, que encerrou seu mandato como presidenta da entidade, afirmou que sua gestão deu uma nova feição ao Sindserv, conquistando o respeito e o reconhecimento da categoria, dos gestores e da sociedade. 

Foi durante seu mandato que a entidade conquistou sua carta sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Dirigente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Karla assume a secretaria estadual da Central que acompanha a organização dos sindicatos na Bahia. Ela acompanhará especialmente os sindicatos de servidores municipais.

A presidenta eleita e agora empossada Wilmaci Oliveira também fez um discurso de posse, onde enalteceu a importância da CTB na organização dos trabalhadores e dos problemas ainda enfrentados pela categoria, como o assédio moral e a necessidade de mais valorização da categoria. Em relação a tempos passados avançamos muito, mas precisamos avançar muito mais. Por isso contamos com os servidores na unidade da luta para garantirmos reivindicações históricas como o ticket alimentação e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários”, enfatizou.




Após os discursos, a diretoria eleita assinou a ata de posse. Logo em seguida foi servido um coquetel aos presentes, que também puderam curtir a música do cantor e compositor Jaffet Ornellas.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NOVA DIRETORIA DO SINDSERV TOMA POSSE NESTA SEXTA-FEIRA, 06.


A nova diretoria do Sindserv, eleita no dia 18 de outubro, toma posse nesta sexta-feira, 06, às 18h30min, no Recanto dos Comerciários (Rua Aurora, 270, Bairro Conceição). A técnica em enfermagem Wilmaci Oliveira, diretora de comunicação da gestão que encerra seu mandato hoje, assumirá a presidência da entidade. “Nosso objetivo é continuar lutando pela valorização dos servidores, com melhores salários e condições dignas de trabalho”, afirmou.

O Sindserv convida todos os servidores e servidoras a participarem da solenidade.

NELSON MANDELA MORRE AOS 95 ANOS



Brasília - O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, informou há pouco, em comunicado pela televisão, a morte do ex-presidente Nelson Mandela, aos 95 anos. Ele sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa.

"Esta nação perdeu um grande filho", disse Zuma, segundo a agência de notícias argentina, Telam.
Segundo informações da agência pública de notícias sul-africana, Madiba, como Mandela era conhecido, morreu na companhia de parentes, no início da noite de hoje. Zuma disse que o ex-líder da África do Sul, afetuosamente chamado de Pai da Nação, agora está descansando em paz.  

"Sejamos conscientes dos desejos dele [Mandela] e de sua família. Enquanto nos reunimos, em qualquer parte do país ou do mundo, vamos recordar os valores pelos quais Madiba lutou", disse Zuma.

Mandela foi responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid. As bandeiras do país ficarão a meio mastro a partir de amanhã (6). O funeral será com honras de chefe de Estado, informou a Agência Lusa.

Fonte: Agência Brasil

NOTA DE PESAR



Foi com extremo pesar que o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna, tomou conhecimento da morte do nosso companheiro, Valdenilson Oliveira Santos, funcionário da ADEI, vítima de atropelamento na manhã desta sexta-feira, 5. Neste momento de dor, a direção do Sindserv se solidariza com familiares e amigos. Descanse em paz!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SINDSERV DE MUDANÇA



O Sindserv está transferindo sua sede para um novo endereço que fica situado na travessa Adolfo Leite (beco do fuxico) nº 100, 1º andar, Centro.
Em virtude da mudança, o telefone do sindicato está temporariamente desativado. A transferência da linha já foi solicitada. Os servidores que desejarem entrar em contato com o Sindserv, ligue para Rose (8863 8896) ou Wilmaci (8843 1405).

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CTB CONDENA PREJUÍZOS DE FATOR PREVIDENCIÁRIO AO TRABALHADOR


O IBGE divulgou a tabela de mortalidade de 2012, usada para o cálculo do fator previdenciário a partir de fevereiro de 2012. Trata-se simplesmente de uma projeção, mas cujo impacto nas aposentadorias é definitivo. E dessa vez, o achatamento no valor dos novos benefícios é o maior nos últimos onze anos: a redução média é de 1,8%, podendo chegar a 2,3% para os homens que requererem sua aposentadoria aos 62 anos de idade.

Desde a implantação do fator, em 1999, a redução média no valor das novas aposentadorias foi de 0,5% ao ano, com exceção de dezembro de 2003, quando o IBGE mudou a metodologia de cálculo e o confisco ficou em 11,6%, na média.

No ano passado, em dezembro de 2012, o IBGE fez uma revisão da mortalidade de 2011 com base nos dados do Censo 2010. Essa atualização levou a um resultado inédito: ao invés de aumentar, a expectativa de vida diminuiu ligeiramente na população a partir de 55 anos e permaneceu a mesma na faixa entre 49 e 54 anos de idade. Por isso, o redutor aplicado nas novas aposentadorias ficou igual ou menor do que o usado nas aposentadorias concedidas até novembro de 2012.

Isso pode indicar que as projeções do IBGE para a expectativa de vida foram superestimadas e acabaram não se confirmando no Censo 2010. Ainda assim, o que era apenas estimativa tornou-se um fato definitivo, com danos irreversíveis no valor das aposentadorias.Desta vez, o impacto dessas projeções é mais do que o triplo dos anos anteriores. Até quando os segurados terão que se sujeitar a tanta perversidade?

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adílson Araújo, emitiu nota condenando as perdas dos trabalhadores acarretadas pelo fator previdenciário.
“O cálculo do fator previdenciário contém uma ironia cruel para a classe trabalhadora brasileira”, diz.
“A cada ano em que cresce a expectativa de vida da população cai o valor das aposentadorias. Isto ocorreu mais uma vez com a nova tabela do fator em vigor desde segunda-feira-feira (2) que embute um novo corte dos benefícios, estimado, na média, em 1,6%, depois que o IBGE anunciou o aumento da expectativa de vida no Brasil para 74,6 anos”, critica o sindicalista.

O líder da CTB afirma que teoricamente, a vida fica mais longa para todos, mas o que devia ser motivo para comemoração torna-se um drama para muitos trabalhadores e trabalhadoras, para quem a velhice fica mais amarga e difícil em função do redutor do valor das aposentadorias. A nota assinala que segundo estimativas do advogado Sergio Henrique Salvador as perdas adicionais, que serão sofridas no curso do ano novo pelos que se aposentam, chegam a R$ 200,00 para os homens e a R$ 208,00 para as mulheres. Estas são mais prejudicadas precisamente porque têm uma expectativa de vida maior que seus pares masculinos.

Adílson Araújo apresenta a questão em termos agudos: “Trata-se de um entulho neoliberal que, embora condenado pelo movimento sindical, foi mantido pelos governos Lula e Dilma em nome de uma política fiscal conservadora, aprisionada aos interesses da oligarquia financeira e defendida com unhas e dentes pela direita. O fator previdenciário foi definido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) como um “crime contra a classe trabalhadora” e chegou a ser derrubado no Congresso Nacional em decisão que foi vetada pelo ex-presidente Lula.

A CTB promete seguir na luta para acabar com esta aberração: “Apesar da pressão das forças conservadoras e da intransigência do governo, a CTB e demais centrais sindicais não abrem mão da luta pelo fim do fator previdenciário, que motivou uma nova manifestação unitária do movimento sindical em 12 de novembro e terá novos desdobramentos em 2014. Não vamos permitir a continuidade do arrocho das aposentadorias, uma covardia contra a classe trabalhadora perpetrada por FHC, que chamou os aposentados de “vagabundos”, e até agora perpetuada por seus sucessores”.


Finalmente, Adílson Araújo refuta os argumentos tecnocráticos: “O argumento de que o fim do fator pode agravar o desequilíbrio fiscal não se sustenta, pois omite a verdadeira causa do problema: o pagamento, regular e sagrado, dos extorsivos juros da dívida pública. Por sinal, a Selic teve uma nova alta, encerrando o ano em dois dígitos (10%), um presentão de Natal, cujo custo gira na casa dos bilhões de reais, que o Banco Central oferece a meia dúzia de ricos rentistas. Um triste contraste com o novo assalto ao bolso dos aposentados. Nossa resposta só poder ser uma: uma luta sem tréguas pelo fim do fator previdenciário e a mudança da política econômica”.

CTB CONDENA PREVALÊNCIA DE ACORDO COLETIVO SOBRE LEI TRABALHISTA


Em audiência pública da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3), o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Pascual Carneiro, defendeu o arquivamento do Projeto de Lei que permite que convenções e acordos coletivos de trabalho se sobreponham à legislação trabalhista. 

Ele afirmou que vai haver um caos no País se o que for negociado numa convenção coletiva de trabalho ficar acima da legislação, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

"Vivemos em um país continental e existem cidades onde um empresário manda naquela localidade. Assim, ele pode impor um acordo coletivo em que os direitos dos trabalhadores serão prejudicados. As fábricas são um espaço onde o capital é que manda. Não existe democracia numa empresa", destacou.

Segundo Pascual Carneiro, é necessário que o Congresso discuta a organização dentro de uma empresa e a disputa entre capital e trabalho, antes de debater a flexibilização da legislação trabalhista, como prevê o projeto.


De acordo com a proposta, a prevalência aplica-se somente aos instrumentos de negociação posteriores à publicação da nova lei, de forma a garantir os direitos adquiridos.

Fonte: Portal Vermelho