DIGA NÃO AO PL 257/2016

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Direto do Pimenta: PREFEITURA ACUSADA DE ATRASAR REPASSES AO HOSPITAL DE BASE

A Prefeitura de Itabuna acumula dívida de R$ 1.280.000,00 com o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). O atraso no repasse de verbas provoca atraso no pagamento de fornecedores, incluindo empresas que venderam insumos básicos e a Coelba, e preocupação aos funcionários. A denúncia do atraso equivalente a quatro meses foi formulada na Câmara Municipal por Vilmaci Oliveira, Siomara Costa e Levi Araújo, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SindServ). O vereador Wenceslau Junior (PCdB), que propôs a formação de comissão de vereadores para investigar os fatos na sessão meia-boca desta quara-feira, 30, mas não obteve resposta dos colegas. Estiveram presentes à sessão, mas se desculparam para não ir ao Hospital, por compromissos, os vereadores Milton Gramacho, Solon Pinheiro, Nadson Monteiro e Ricardo Bacelar. Embora tenham registrado presença, os vereadores Rosi Castro e Milton Cerqueira também não acompanharam Wenceslau e os sindicalistas. Segundo o vereador, a situação é grave, já que o hospital funciona precariamente sem poder atender integralmente aos pacientes e pessoas que procuram socorro médico-hospitalar. Desde segunda-feira que exames de imagem estão suspensos, o Pronto-Socorro atende apenas casos de traumas por falta de medicamentos e insumos e a triagem é feita do lado de fora nas ambulâncias que chegam. A Comissão foi recebida pela diretora do Hblem, Gilnay Santana, que confirmou o atrasos e disse que a dívida de sua gestão beira R$ 800 mil, como reportou Wenceslau Junior. Os sindicalistas temem perder o reajuste de 5,5% sobre os vencimentos prometidos para julho. - A situação é insustentável e há pressão de secretários municipais para que se dê prioridade ao pagamento de fornecedores em detrimento dos funcionários – disse Levi Araújo.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hospital de Base suspende serviços essenciais à população

Desde segunda-feira, 28 de maio que os serviços laboratoriais, endoscopias, eletrocardiogramas, ultrassonografias, raios-X dentre outros, não estão sendo oferecidos aos pacientes que chegam para atendimento no Hospital de Base de Itabuna. Esta foi a constatação de diretores do Sindicato dos Servidores Municipais – Sindserv- durante visita de rotina naquela unidade de saúde. Além disso, foi observado que o Pronto Socorro funciona parcialmente, ou seja, só emergência com avaliação dos profissionais de enfermagem, através de triagens, e para o espanto geral essas triagens muitas vezes são realizadas dentro das próprias ambulâncias estacionadas no pátio do hospital. Instados pelos dirigentes sindicais, pessoas ligadas à administração do hospital alegaram a falta de materiais básicos para a realização dos procedimentos de rotina devido ao não repasse da verba que cabe à Prefeitura. Para o Sindserv, a situação do Hospital de Base é de extrema gravidade e suscita atenção dos órgãos responsáveis e da sociedade civil organizada. Situação esta que compromete agressivamente o funcionamento daquela unidade de saúde, prejudicando a população de Itabuna bem como das cidades circunvizinhas. Querem jogar o prejuízo para os servidores do HBLEM Segundo informações obtidas no próprio hospital houve uma reunião na segunda-feira, 28/5, à noite com a presença dos responsáveis pelo funcionamento do Hospital de Base, e na oportunidade foi colocado como sugestão pelo secretario de Saúde, Geraldo Magela, que se atrasasse os salários dos servidores daquela instituição, a fim de honrar compromisso com os fornecedores que não recebem há 3 meses. O Sindserv repudia tal pretensão do secretário de Saúde e afirma que além de ser imoral, tal proposta, não resolve o dilema que vive o hospital, muito pelo contrário só piora a situação, pois sem salário o servidor não pode ficar. Vale lembrar que ainda prevalece o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado no Ministério Público do Trabalho (MPT) no início deste ano que prevê o pagamento dos servidores em no máximo no quinto dia útil de cada mês. Disso não abriremos mão. “Estaremos mais uma vez enfrentando uma série crise com a administração municipal, o Hospital de Base e o secretário Geraldo Magela, que insistem na velha história de jogar nas costas dos trabalhadores a incompetência e a má administração do bem público. Não aceitaremos em hipótese alguma atraso nos salários da categoria”, afirma Karla Lúcia, presidenta do Sindserv.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Panelaço dos professores em greve agita centro de Itabuna

Reunindo um grande número de professores da rede estadual de ensino do Sul, Extremo Sul e do Sudoeste da Bahia aconteceu nesta manhã no centro de Itabuna uma grande caminhada com “panelaço” em defesa da greve da categoria que chegou hoje a 42 dias sem que o governo Wagner (PT) se sensibilize e chame a Associação dos Professores da Bahia (APLB) para negociação com apresentação de uma proposta decente. Os profissionais da educação da Bahia pedem reajuste de 22,22% para todos os níveis da categoria. O governo, no entanto, afirma que irá seguir o projeto que enviou e foi aprovado pela Assembleia Legislativa: reajuste de 6,5% para todos os professores (assim como para os servidores estaduais) e 22% apenas para aqueles que dão aulas no ensino médio. A caminhada contou com a presença dos profissionais de educação das cidades de Porto Seguro, Eunapólis, Camacan, Iguaí, Itapetinga, Itororó, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Itajuípe, Buerarema, Coaraci, Itapé, Barro Preto, Ubaitaba, Gandú, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una e Canavieiras. Com a participação ainda dos movimentos sociais: MST, Movimento Negro, movimentos de mulheres, CTB,Simpi ( Sindicato dos Professores Municipais de Itabuna), pais e alunos da rede estadual de ensino.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Direto do Pimenta: PPP – PAGA O POVO, PREFEITO

Os servidores da área de saúde da Prefeitura de Itabuna ainda não viram a cor do salário de abril. A diretoria do sindicato dos servidores municipais, o Sindserv, aponta que os atrasos de salário viraram rotina e classifica a situação como “vexatória e constrangedora”. Amanhã, haverá assembleia dos servidores, no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves, para pressionar o prefeito Capitão Azevedo (DEM) e o secretário de Saúde, Geraldo Magela. Os servidores reivindicam que o salário seja sempre quitado dentro do prazo estabelecido por lei, até o quinta dia útil do mês subsequente. Wilmaci Oliveira, do Sindserv, informa que contatos foram mantidos com a Secretaria de Saúde de Itabuna, mas não houve retorno quanto a prazo de pagamento do salário. Fonte: http://www.pimenta.blog.br/

Tá virando rotina: servidores da Saúde de Itabuna sem salários

Os servidores lotados nos órgãos da Atenção Básica de Saúde em Itabuna estão com o salário referente ao mês de abril sem receber. O prazo limite para que a administração depositasse o dinheiro na conta da categoria foi ontem, 08 de maio, mas até a tarde de hoje salário que é bom, nada. O Sindserv entrou em contato com a secretária de Saúde cobrando o pagamento dos salários mas não obteve êxito. "Diante desta situação vexatória e constrangedora, o Sindserv está mobilizando o pessoal da Saúde para que nesta quinta-feira, às 9 horas, participe de uma assembléia com manifestação no pátio da Prefeitura, onde estaremos cobrando providências da administração e deliberando sobre o fato", afirma Wilmaci Oliveira, diretora do Sindicato.

domingo, 6 de maio de 2012

Prefeito revela aos itabunenses porque Aracaju é considerada capital nacional de qualidade de vida

Em visita a Itabuna a convite do pré-candidato a prefeito Wenceslau Júnior e do Diretório local do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o prefeito da cidade de Aracaju, Edvaldo Nogueira, proferiu uma verdadeira aula sobre gestão de cidades, no auditório do ICEI, na sexta-feira (4/5). Utilizando-se de slides, Nogueira fez um resumo da trajetória do município desde a primeira gestão do ex-prefeito Marcelo Déda (PT), em que ocupava o cargo de vice-prefeito até o seu segundo mandato como gestor de Aracaju, das ações implementadas pelo conjunto das forças políticas que compõem o seu governo para tornar a cidade capital nacional em qualidade de vida, segundo pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde. Participaram do evento, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), vereador e pré-candidato a prefeito de Itabuna Wenceslau Júnior (PCdoB), o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o presidente do PCdoB de Itabuna, Luis Sena, o presidente do Sindicato dos Bancários, Jorge Barbosa, Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Israel Nunes, procurador federal e pré-candidato pelo PCdoB à prefeitura de Ilhéus, e representantes dos partidos políticos que compõem a frente ampla, chamada terceira via que disputará as eleições para prefeito de Itabuna este ano. Edvaldo Nogueira concedeu entrevista para nosso blog onde discorre sobre o tema e também discorreu sobre a relação entre o PCdoB, seu partido e o PT no município. Leia abaixo a entrevista: Língua de Fogo: quais os caminhos percorridos para tornar Aracaju uma cidade sustentável e com excelência em qualidade de vida? Edvaldo Nogueira: primeiro foi o trabalho de planejamento. Quando chegamos a Prefeitura fizemos um planejamento para a cidade de vinte anos e a cada ano a gente faz o balanço daquilo que foi feito e daquilo que precisa ainda ser continuado e melhorado. O segundo aspecto é que nós perseguimos quatro pontos fundamentais de administração, que são a ética, ou seja, governar, não roubar e não deixar roubar e aplicar bem os recursos públicos em obras que melhorem a qualidade de vida da cidade, a democratização, então, a participação da sociedade, a participação popular, o orçamento participativo. O terceiro aspecto, a modernização, a gestão que visa resultados e por fim, a nossa prioridade, que é o mais importante que é governar para aqueles que mais precisam, os mais pobres, governar realizando obras e aplicando política públicas inclusivas para a população de mais necessidade.. Língua de Fogo: foram esses caminhos que levaram a Aracaju a ser considerada a capital nacional da qualidade de vida? Edvaldo Nogueira: com certeza. Aracaju recebeu o título de capital brasileira de melhor qualidade de vida, justamente porque nós fizemos um projeto para a cidade onde mexemos em todas as áreas desde obras de infraestrutura, recapeamento asfáltico, viadutos, praças, a melhoria da saúde, implantação da academia da cidade, a educação, a limpeza pública que é uma referência nacional, a questão psicossocial, a atenção básica na saúde, então tudo isso levou Aracaju a nesses critérios a ser considerada pelo Ministério da Saúde, IBGE e do IPEA, a capital nacional de qualidade de vida. Língua de Fogo: quais os conselhos que o Sr. oferece a Itabuna em relação a gestão de cidades? Edvaldo Nogueira: olha é muito difícil aconselhar porque acho que cada cidade tem suas características, cada cidade tem sua realidade. Obviamente eu não quero está aqui vendendo Aracaju como modelo, mas eu aconselho que é fundamental para quem vai começar uma gestão, governar uma cidade, primeiro planejar, segundo buscar maneiras para que o planejamento se torne realidade e encontrar parâmetros que considero muito importante que é a ética com o dinheiro público, governar bem , aplicar bem os recursos públicos e ter prioridades, principalmente para aqueles que mais precisam. Então acho que esses elementos são importantes para que qualquer administrador possa governar em um período de tempo que possibilite a cidade crescer e se desenvolver. Língua de Fogo: qual a relação em Aracaju entre as forças políticas que dirigem a cidade, notadamente o PCdoB e o PT? Edvaldo Nogueira: é uma relação muito boa. Na minha reeleição em 2008, fui apoiado por 14 partidos e todos eles participam da nossa administração. Nós temos uma relação muito positiva com o PT, uma relação de aliados. Fui vice-prefeito na gestão do Marcelo Déda que é do PT e depois o PT indicou o vice-prefeito na minha gestão, o Sílvio Santos. Portanto, PT, PCdoB, PDT, PSB, PMDB são 14 partidos que nós buscamos governar corresponsavelmente. Todos os partidos que participaram da nossa campanha participam da nossa gestão.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Escorpiões residem numa creche em Itabuna

Em visita à Creche Elzon Pinho de Magalhães, situado no bairro Mangabinha, o SINDSERV- Sindicato dos Servidores Municipais -, identificou problemas sérios de falta de estrutura e condições de trabalho. No local há uma infestação de escorpiões, o que coloca em risco a vida dos trabalhadores, bem como das crianças que são acolhidas. As crianças que têm de 1 até três anos de idade, dormem em colchonetes espalhados no chão e ficam expostas ao perigo de serem ferroadas por esses animais. Os servidores daquela creche vivem constantemente assustados. Relataram aos diretores do Sindicato que já reclamaram sobre a situação para a Prefeitura, inclusive, com amostras dos aracnídeos (escorpiões), mas que nada foi feito até agora. O Sindserv exige a regularização imediata desta situação que põe em risco a vida de seres humanos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Direto do Pimenta: PARALISAÇÃO NO HOSPITAL DE BASE

Servidores do Hospital de Base de Itabuna cruzaram os braços por duas horas nesta quinta, 3, em protesto contra a não aplicação de reajuste salarial de 5,5% em 2011 e a falta de vale-transporte. O hospital público municipal tem aproximadamente 700 servidores, entre concursados e contratados. A presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Itabuna (Sindserv), Karla Lúcia Oliveira, lembra que o reajuste de 5,5% ficou definido em Acordo Coletivo assinado pelo prefeito Capitão Azevedo (DEM). “Acordo é para ser cumprido e iremos até as últimas consequências para garantir o reajuste e a regularização do vale”. A direção do Hblem ainda não se posicionou publicamente quanto às reivindicações.

Servidores paralisaram atividades no HBLEM

Os servidores municipais e funcionários do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM) paralisaram as atividades hoje pela manhã, das 7 às 9 horas em protesto ao não pagamento do vale-transporte intermunicipal e o repasse de 5,5% de reajuste nos salários, constantes no Acordo Coletivo assinado pelo prefeito Capitão Azevedo (DEM) em dezembro de 2011. Durante a paralisação, os trabalhadores decidiram em conjunto com a diretoria do Sindserv que se até a próxima segunda-feira (7), a administração do HBLEM não atender as reivindicações da categoria,haverá deflagração da greve por tempo indeterminado a partir da terça-feira, dia 08 de maio.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Servidores do Hospital de Base param amanhã

Acontece nesta quinta-feira, 03 de maio, paralisação dos servidores e funcionários do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), por duas horas,ou seja das 7 ás 9 horas da manhã, em protesto contra o não pagamento do vale transporte intermunicipal, benefício garantido pela legislação e que consta também no Acordo Coletivo assinadao pela Prefeitura de Itabuna e o Sindserv em dezembro do ano passado. Os trabalhadores também estarão cobrando a aplicação do reajuste de 5,5% nos salários, fruto da luta da campanha salarial de 2011 e que até agora não foi repassado para a categoria.A administradora do HBLEM já afirmou aos servidores que não vai pagar o índice acordado com o Sindicato. "É bom lembrar que Acordo Coletivo é para ser cumprido e nós iremos até as últimas consequências para garantir o reajuste de 5,5% para os servidores do HBLEM assim como pela regularização do vale transporte" afirma Karla Lúcia, presidenta do Sindserv. No mês passado, o Sindserv realizou manifestação com paralisação em frente à Prefeitura com faixas e cartazes onde se lia "ACORDO COLETIVO 2011, CUMPRA AZEVEDO!". Agora os protestos serão em frente ao HBLEM onde os sindicalistas e servidores estarão gritando "ACORDO COLETIVO 2011, CUMPRA GILNAY!"