DIGA NÃO AO PL 257/2016

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Representante da Prefeitura não compareceu na audiência no MPT onde se discutiu o pagamento do vale transporte dos servidores




MPT vai ajuizar Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Itabuna

Aconteceu hoje, às 13 horas, audiência na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o Sindserv para tratar acerca do pagamento do vale transporte dos funcionários e servidores da Prefeitura que residem fora de Itabuna.
Na reunião estavam presentes a procuradora Drª Claúdia de Mendonça Braga Soares, os dirigentes sindicais Karla Lucia, Jorge Teles, Wilmaci de Oliveira e Levi Araújo, representando o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv). O preposto da prefeitura não compareceu, mesmo sendo notificado através de telefone e oficio pelo MPT.
Diante da ausência do representante da administração municipal, a procuradora ajuizará Ação Civil Pública contra a Prefeitura. Segundo a procuradora, “considerando o que já foi feito no sentido de resolver a questão, este órgão tomará as medidas necessárias judicializando a questão objeto do presente procedimento.”

O Sindserv, orientado pela procuradora, solicita dos servidores que residem fora da cidade, para protocolarem o requerimento junto à Prefeitura e entregue o requerimento na recepção do Sindicato para que seja anexado ao processo.
O Sindserv fica situado à Rua Duque de Caxias, 82 – Centro.
Maiores informações pelo telefone 3211 0631

SINDSERV – SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA
FILIADO À CTB

terça-feira, 28 de junho de 2011

1° Arraiá da Juventude



Nesta sexta-feira a Praça Camacan vai ficar pequena! Vai acontecer o 1° Arraiá da Juventude, com a Quadrilha Califórnia Elétrica! A banda Xote Bom e DJ. Junior! Venha arrasta-pé você também. Vai ser na Praça. Camacan, 01 de Julho a partir das 19h00minh.


Devido à carência de festas voltadas para Juventude em nossa cidade, a UJS com apoio da CTB, o Instituto de Ação e Estudo pela PAZ e Secretaria de Ind. e Comércio, tomou a iniciativa de promover uma festa com a cara dos Jovens, misturando a tradição do forró, da quadrilha e músicas eletrônicas.

Nossa festa promete ser a primeira de muitas, valorizando o espaço da Praça Camacan que já é bastante freqüentado pelos JOVENS.




Héllade Xavier
Presidente UJS – Itabuna
Presidente do Conselho Municipal de Juventude

SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO NO HOSPITAL DE BASE É UMA ATITUDE COVARDE E IRRESPONSÁVEL


Covarde porque só atenta contra os pobres, os usuários do Sistema Único de Saúde que não possuem alternativa de atendimento através de planos de saúde e muito menos particular. Além disso, é uma jogada muito bem pensada as vésperas de eleições municipais, ou seja, não se indispõe com o eleitorado de Itabuna, justamente quando ninguém está fazendo campanha para candidatos a deputado. Por outro lado, é justo o governo do Estado aumentar o repasse de verbas para o HBLEM, sem cobrar por produção? É correto o Estado investir numa estrutura que ele não dispõe de nenhum mecanismo de participação e controle administrativo? Sem meias palavras o gestor municipal não quer a estadualização porque não admite perder o controle sobre uma estrutura que pode render muito do ponto de vista eleitoral. Quem está assumindo esta bandeira não tem nada a temer, uma vez que os gestores municipais são simpáticos e favoráveis a tais medidas, principalmente porque não assumem o ônus da suspensão do atendimento aos pacientes dos 120 municípios pactuados. Tudo muito cômodo para todos é claro, menos para quem está privado do atendimento hospitalar. Nada mais pusilânime do que ir ao campo de batalha usando os braços e corpos alheios como armas de ataque e defesa. É o que todo fraco deseja, ser herói manipulando o semelhante, ser guerreiro sem nunca ter lutado.

Irresponsável, sem dúvida, uma vez que recusa o atendimento médico a um ser humano que o seu dever primordial deveria ser o de ajudar e socorrer. Existe triagem, os casos graves, os emergenciais estão sendo atendidos. Parece uma medida séria e responsável. Pois bem faço um desafio: Quero ver se acaso chegar ao HBLEM o pai, a mãe, ou o filho dos que estão negando o principio da universalidade aos humildes dos municípios vizinhos, se mesmo não sendo emergência eles deixariam de atender. É irresponsável sim, porque a saúde e a vida, de quem tem o atendimento negado, está em jogo e está em perigo.

Além disso, é bom saber! Qual a posição dos prefeitos, vereadores e Deputados Estaduais da região, diante de tal situação? Será que vão permanecer inertes diante do desrespeito a cidadania dos seus cidadãos e eleitores?
O Hospital de Base nunca funcionou condignamente e sua situação se agravou desde os anos de 2007 e 2008, por isso, defendemos firmemente a estadualização, não como uma panacéia, mas, como um caminho para a saída da crise, uma vez que o município de Itabuna não tem condições financeiras de manter o hospital, nem pagando suas dívidas, nem mantendo o seu funcionamento e muito menos realizando novos investimentos.

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Jorge Barbosa de Jesus – Coordenador Adjunto da CTB Regional Sul da Bahia

OUTRO PRESIDENTE NO HBLEM


Segundo informações chegadas ao Departamento de Imprensa do SINDSERV, o atual Presidente do Hospital de Base de Itabuna (HBLEM) foi Exonerado do cargo por diversos motivos, um deles seria estar fora de sintonia com o atual Secretário de Saúde de Itabuna. O Sr. Leopoldo (presidente do HBLEM) será substituído pelo Sr. Antonio Barros. Aos servidores resta assistir essa disputa de poder sem a esperança que algo melhore, pois é nítido que a maior preocupação não é o caos que se encontra o hospital, com falta de atendimento e falta de condições e materiais de trabalho. O SINDSERV estará de olho nesta transição de PODER no HBLEM, para não afetar os Servidores Municipais, diz o Secretário Geral do SINDSERV Jorge Teles.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Posto de Saúde não está funcionando no São Caetano


Diretores do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) em visita à Unidade Básica de Saúde José Édites, no bairro São Caetano, constataram que o local não está realizando atendimento à população pela falta de condições adequadas. Há um problema hidráulico que não foi consertado e por isso aquela unidade de saúde mesmo com água no reservatório não pode utilizá-la.
Os dirigentes sindicais apuraram que a situação do Posto de Saúde já foi comunicada à Prefeitura e que nenhuma solução até o momento foi tomada para retificação da rede hidráulica e por isso a impossibilidade de atendimento, o que vem causando transtornos para a comunidade situada no bairro São Caetano e seu entorno.
“Só no período em que nós estivemos visitando àquela unidade de saúde, cinco crianças deixaram de ser atendidas por conta dessa situação. Uma irresponsabilidade do poder público e da secretaria municipal de Saúde que deveriam zelar pelo bem estar dos cidadãos itabunenses”, denuncia Wilmaci Oliveira, diretora do Sindserv.

SINDSERV – SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA
FILIADO Á CTB/REGIONAL SUL DA BAHIA

Perguntas que não querem calar…



Perguntar não ofende:

Diante da postura dos médicos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) de deixarem de atender aos pacientes dos 120 municípios conveniados, qual a opinião dos prefeitos e vereadores dessas respectivas cidades?

Vão continuar passivos quando seus eleitores estão privados do atendimento a que fazem direito?

Aliás, e qual a opinião dos deputados estaduais a esse respeito?


Francisco André
Coordenador da CTB/Regional Sul da Bahia

Nota da CTB/Regional Sul da Bahia em resposta ao jornal Agora


Nota divulgada na Coluna Política & Políticos do período 22 a 27 de junho de 2011
“Anônima
A nota defendendo a estadualização do Hospital de Base não é assinada por nenhum dirigente da entidade sindical que se esconde no anonimato. Aliás, o anonimato é a mesma arma utilizada frequentemente pelos covardes que se escondem por trás de instituições, muitas delas sem representatividade e respeitabilidade idem.”


Nota da CTB/Regional Sul da Bahia
Em resposta à coluna Política & Políticos do jornal Agora com título “Anônima”, datada de 22 a 27 do corrente mês, a CTB/Regional Sul da Bahia esclarece que, como central sindical reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com representação na Bahia, quem responde em seu nome é o presidente da CTB/Bahia, Sr. Adilson Araújo, também diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia. Em nossa região quem responde pela entidade é o coordenador regional, Sr. Francisco André da Rocha Vieira.
Com relação a entidades filiadas, em nosso município contamos com: Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia (Sintratec), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracom), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias (Sindiacs), Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia – Núcleo de Itabuna (Sindmed), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Chocolate (Sindicacau), Sindicato dos Trabalhadores em Gráficas, além de representações da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB/sindicato), Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e da Federação dos Trabalhadores na Construção Civil da Bahia.
Esclarecemos também que no final do ano de 2010 foi criado sob o patrocínio da CTB e da CUT o Movimento pela Estadualização do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM), que tem realizado mobilizações nesse sentido. Outrossim, temos nos posicionado pela estadualização do HBLEM desde dezembro de 2007, assim como pela recuperação da saúde de Itabuna e pelo digno atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Atentamente,

Wagner Gomes – presidente nacional da CTB
Adilson Araújo – presidente da CTB/Bahia
Francisco André da Rocha Vieira – coordenador regional da CTB Sul da Bahia
Jairo Araújo dos Santos – diretor regional da CTB/Bahia
Jorge Barbosa de Jesus – coordenador adjunto da CTB Sul da Bahia

terça-feira, 21 de junho de 2011

Secretaria de Saúde de Itabuna planeja calote contra os trabalhadores do HBLEM


Segundo Informações colhidas junto ao advogado do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM), a instituição possui em caixa a verba para pagar o salário do mês de junho dos servidores, porém a secretaria de Saúde do Município não repassou nada até o momento. Caso esta situação perdure até a data do pagamento, o HBLEM ficará impossibilitado de repassar o aumento de 6,5% aos seus servidores.
O SINDSERV lembra para o secretário de saúde, Sr. Geraldo Magela, que no dia 09 de Junho de 2011, em Audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) mediada pela promotora Dra. Vanessa Griz Moreira Gil Rodrigues, o mesmo garantiu o reajuste de 6,5% aos servidores no salário de junho de 2011 e que depois pagaria retroativo de abril e maio.
O SINDSERV está acompanhando esta situação e não aceita o descumprimento firmado junto ao MPT, que também será informado pelo sindicato a respeito dessa suspeita de calote da secretária municipal de Saúde contra os funcionários e servidores do Hospital de Base.

SINDSERV – Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna
Filiado à CTB/Regional Sul da Bahia

CTB volta a se manifestar em defesa da estadualização do Hospital de Base





Sindicalistas vinculados a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizaram um ato na Praça Adami, hoje, a partir das 10horas, manifestando-se pela reafirmação da luta em defesa da estadualização do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. O movimento volta às ruas no momento em que a crise se agrava e é claro o desentendimento entre a SESAB e a Secretaria de Saúde do Município,o que gerou uma insegurança quanto aos valores repassados e em contra-partida um movimento dirigido pelos médicos que prestam serviços na referida Instituição, no sentido suspender o atendimento dos pacientes oriundos dos 120 municípios pactuados, essa medida rompe com o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde e põe em risco a vida de centenas de cidadãos.
A CTB entende que é justa a luta por verbas e condições dignas de trabalho e atendimento no HBLEM, contudo que é necessário também um novo modelo de gestão, não são novas as denúncias de malversação de verbas e desmandos administrativos. A presente crise precisa ser enfrentada e cabe as devidas providências por parte do Ministério Público e do Conselho Municipal de Saúde. Outrossim, urge a necessidade do entendimento político entre o município e o estado, no sentido de restabelecer o atendimento pleno. É fundamental também a mobilização dos diversos segmentos organizados de nossa cidade e região em busca de uma solução definitiva.

Toda essa crise só reforça a nossa convicção de que os problemas enfrentados pelo hospital, como; dívidas, falta de medicamentos, equipamentos e utensílios passa pela imediata estadualização.

Basta!

Temos direito a saúde e a vida!

Exigimos respeito.

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Regional Sul da Bahia

TRABALHADORES COBRAM POSICIONAMENTO DO MP SOBRE HBLEM


21/jun/2011 . 11:46 | Autor: Seu Pimenta
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), encaminhou ofício ao Ministério Público, solicitando algum posicionamento do órgão com relação à medida adotada pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, de Itabuna, que restringiu os atendimentos de média e alta complexidade aos pacientes nascidos em Itabuna.

A restrição afeta pessoas de outros 120 municípios situados na área de abrangência do Hblem, que poderão recorrer ao hospital somente em casos de emergência.

No ofício dirigido ao MP, a Central sustenta que a limitação dos atendimentos desrespeita o princípio constitucional da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), “colocando em risco a vida de dezenas de seres humanos”.

A entidade, que reúne diversos sindicatos, aponta falha na gestão do Hblem e defende a transferência do hospital para o controle do Estado

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Manifestação volta a exigir estadualização do Hospital de Base de Itabuna


Acontece nesta terça-feira, 21 de junho, na Praça Adami, manifestação de lideranças estudantis, políticas, dos sindicatos e dos movimentos sociais em prol da estadualização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). O ato de protesto organizado pelo Movimento pela Estadualização do HBLEM conta com apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/Regional Sul da Bahia.

O Hospital de Base de Itabuna vive uma crise sem precedentes há muito tempo, principalmente pela má gerência dos recursos governamentais que recebe todo mês via Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, quando esteve em visita a Itabuna para assinar termo aditivo para o hospital, afirmou que o governo do Estado, via Sesab, repassa R$ 2 milhões por mês para o HBLEM. A solução apresentada para conter a crise foi anunciada pelo próprio Jorge Solla quando informou que o desejo do governador Jacques Wagner é pela estadualização do HBLEM.

Na semana passada, os médicos que prestam serviço no HBLEM anunciaram que só irão atender os habitantes de Itabuna, ou seja, os demais pacientes oriundos dos 120 municípios pactuados não terão atendimento naquele hospital.

Diante disso, o Movimento pela Estadualização do Hospital de Base estará nas ruas novamente, convocando a população de Itabuna e da região para apoiar a estatização do HBLEM, como forma de resolver essa eterna crise de gestão que só gera imensos prejuízos para o povo baiano.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Licença Maternidade de 180 dias para as servidoras


A Lei Municipal de Itabuna n° 2.088/08, estende para seis meses a Licença Maternidade para as servidoras municipais de Itabuna. Para obter o benefício estendido, a servidora terá que entrar com requerimento até o final de primeiro mês após o parto. O requerimento estará disponível na sede do SINDSERV, situado à Rua Duque de Caxias, 92 – Centro.
Maiores informações ligue para 3211-0631

Verbas para o Hospital de Base agora é por produção


No último mês de maio, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, assinou o 2º termo aditivo para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM),que previa um investimento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em torno de R$ 3,6 milhões/ano e a realização de cirurgias bariátricas (cinco ao mês), ampliação do número de neurocirurgias, tomografias e mamografias, além da implantação do serviço de Organização de Procura de Órgãos (OPO), estrutura fundamental para a captação de órgãos e tecidos para transplante.
Com a assinatura de mais este aditivo, o valor repassado pela Sesab ao HBLEM chega a R$ 2 milhões/mês. Vale lembrar que, em 2008, a unidade recebia da Sesab o total de R$ 800 mil/mês. O montante atual representa um aumento de 150%, em menos de três anos, dos valores destinados pelo Governo do Estado ao hospital.
Agora, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) modificou a forma de repasses para a administração do hospital que serão destinados de acordo com a produção dos serviços. Os repasses deixam de ser prefixados e o hospital trabalhará com meta de produção.
Segundo o secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, o Hospital de Base de Itabuna, devido ao atendimento de pacientes de mais de 120 municípios, produz muito, o que poderá ocorrer um aumento do repasse de verbas tanto da Sesab quanto do Ministério da Saúde.

Atendimento restrito no Hospital de Base de Itabuna



Conforme haviam prometido, os médicos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, de Itabuna, mantêm o atendimento restrito aos pacientes oriundos deste município, exceto para as emergências. Portanto, não estão sendo aceitos pacientes dos cerca de 120 municípios com os quais Itabuna mantêm uma pactuação na área da saúde.

A suspensão começou ontem e continua até o próximo dia 22, num protesto contra a falta de recursos para a manutenção do Hblem. O Estado repassa mensalmente R$ 1,5 milhão para o hospital, mas já sinaliza que o valor pode ser reduzido, já que o município ainda não assinou os termos aditivos do contrato firmado com a Secretaria da Saúde da Bahia.

Para Jorge Barbosa, coordenador do Movimento pela Estadualização do HBLEM, situação constrangedora para os médicos e de risco de vida para os pacientes usuários do SUS, só reforça a idéia da CTB, da CUT e do Movimento pela Estadualização do HBLEM. O hospital não pode continuar com o atual modelo de gestão que não garante sequer as verbas necessárias ao seu funcionamento, quanto mais recursos para novos investimentos.

Com informações: http://www.pimenta.blog.br/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CTB debate serviço público e papel dos trabalhadores no próximo sábado

A CTB-RJ realizará no próximo dia 2 de julho (sábado), o 3º Encontro Estadual dos Servidores Públicos, onde será destacada a importância da luta dos servidores no mundo sindical.
Distintamente dos trabalhadores da iniciativa privada, os servidores públicos não têm direito a data-base para negociação coletiva. Desta forma, as conquistas alcançadas têm sido por resultado de greve uma vez que na legislação atual os governantes não estão obrigados a negociar com os sindicatos dos servidores.

Com a ratificação da Convenção 151, a CTB e outras centrais sindicais encaminharam documento ao ex-presidente Lula, reivindicando que os trabalhos com vistas a elaborar propostas de diretrizes normativas necessárias à regulamentação dos temas decorrentes da convenção da OIT fossem coordenados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Portanto, a CTB e as demais centrais sindicais estão debatendo a situação com o governo federal de um projeto de lei que regulamente a negociação coletiva dos servidores públicos.

Questões como aplicação do direito de greve, custeio da organização sindical, negociação coletiva, data-base, liberação de dirigentes sindicais, estrutura sindical no setor público, entre outras, ainda dependem de legislação específica e, justamente por falta de regulamentação, propiciaram o surgimento de jurisprudências nem sempre harmônicas, muitas delas definidas por decisões de tribunais superiores.

Para debater todos estes temas, a CTB do Rio de Janeiro convida você e sua entidade para aprofundar todos estes temas que atingem diretamente os trabalhadores do serviço público.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Acordo no MPT garante reajuste para os salários no HBLEM



Aconteceu no dia 09 de Junho de 2011, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), reunião solicitada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SINDSERV) com o secretário de Saúde, Sr. Geraldo Magela para tratar do reajuste salarial dos trabalhadores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). Participaram da audiência representando a entidade sindical, o Sr. Jorge Teles e pelo HBLEM, o Sr. Leopoldo dos Anjos.
Com a intermediação do MPT ficou acordado aumento de salário de 6,5% aos servidores públicos do HBLEM já para o salário de junho, ficando de parcelar o retroativo de abril e maio, como determina o Projeto de Lei (PL) encaminhado pela Prefeitura de Itabuna para o Legislativo Municipal. O PL foi resultado da reunião anterior da campanha salarial 2011 entre o Sindserv e a administração municipal.

Bailarina de sucesso




A bailarina Giovana Assis Genovez de apenas 11 anos, aluna do Ballet Paula Mendes em Itabuna, dançou no Ballace (concurso de dança em Camaçari) dia 4 de Junho onde foi selecionada para concorrer no “passo de arte” em Indaiatuba-SP dia 9 de Julho e foi Pré indicada para a seletiva do YAGP 2011 (em Santos – setembro 2011).
O Youth America Grand Prix – YAGP é um concurso anual de dança internacional, em New York, de grande repercurssão no panorama mundial, com objetivo de reconhecer, reunir e apresentar os jovens talentos de todo mundo.
A professora Paula Mendes destaca a formação dos alunos da Escola de Ballet que fica situada na Avenida Inácio Tosta Filho, Centro. ”Trabalhamos para que nossos alunos desenvolvam a capacidade de pensar, viver de forma criativa e crítica, com sensibilidade para apreciar, perceber e interagir com a arte. Por isso, utilizamos uma metodologia diferenciada, respeitando a faixa etária e as limitações individuais de cada criança, onde o principal é o aprender com prazer”, afirma Paula Mendes.
Nossos parabéns para Giovana Assis pelo sucesso no Ballet. Um grande incentivo para a cultura regional e inspiração para outras crianças interessadas na dança.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rodada de negociação dos servidores avança mais um pouco


Em recente rodada de negociação ocorrida no dia 08 de junho, na sede administrativa, o Sindserv conseguiu garantir que a Prefeitura cumpra o que determina a Lei 1.375/87, que isenta os servidores do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O Sindicato já iniciou o encaminhamento dos requerimentos de isenção para os servidores que se enquadram na legislação. Para tanto, o servidor deve comparecer na sede do Sindserv – situado à Rua Duque de Caxias, 118 – Centro, munido do último contracheque e cópia do carnê do IPTU.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 22 de junho, às 14 horas. A administração municipal ficou de apresentar um cronograma do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, previsto para ser implantado ano que vem.
“Estamos avançando aos poucos na campanha salarial dos servidores e funcionários da Prefeitura. Não abriremos mão de exigir o vale alimentação, aumento real nos salários e melhores condições de trabalho”, afirma Wilmaci Oliveira, diretora do Sindserv.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Caos na secretaria de Saúde impede atendimento decente à população


Mesmo com a mudança patrocinada pelo prefeito José Nilton Azevedo (DEM), que demitiu o vice-prefeito Antonio Vieira e nomeou o técnico Geraldo Magela, a secretaria de Saúde de Itabuna continua desgovernada, um barco à deriva numa tempestade de problemas. Essa má administração dos recursos federais e estaduais destinados à saúde tem prejudicado a população não só de Itabuna, mas também de todos os pacientes dos municípios vizinhos que aqui se dirigem na tentativa de obter atendimento de qualidade e não encontram.
Além dos pacientes e seus familiares, os trabalhadores do setor sofrem com os baixos e atrasados salários assim como as péssimas condições para desenvolver suas atividades, o que torna o meio ambiente de trabalho insuportável.
Denúncias chegadas ao nosso sindicato (Sindserv) dão conta de que a situação da secretaria de Saúde do município se agrava a cada dia. Continua a falta de remédios e materiais hospitalares nos hospitais e postos de saúde, além de produtos básicos como papel toalha, lençóis descartáveis, água potável, material de escritório como requisição para exames, atestados, fichários, material de limpeza, dentre outros.
O Sindserv já denunciou mais uma vez esta situação caótica da Saúde aos órgãos competentes como Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público do Trabalho (MPT). A entidade sindical também formulará queixa junto à secretaria estadual de Saúde (Sesab) e ao Ministério da Saúde, além da Organização Mundial de Saúde (OMS).

SINDSERV – SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA
CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL- CTB

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sindserv presta contas à categoria




Cumprindo o que determina o estatuto da entidade, a diretoria do Sindserv realizou assembléia de prestação de contas no dia 27 de maio. A assembléia aconteceu no auditório Luis Sena, do Sindicato dos Bancários, às 13 horas.
A prestação de contas é um momento de a categoria participar da vida econômica, social e financeira da entidade sindical. Na assembléia, as contas são analisadas, assim como o orçamento anual e a alocação dos investimentos da entidade.
O sindicato é mantido pela contribuição mensal dos seus associados e por recursos provenientes da contribuição sindical, que são empregados na luta cotidiana da categoria, a exemplo de gastos com faixas, editais, aluguel da sede administrativa, água, luz, telefone, funcionários, transporte, entre outras despesas.